A idéia de promover um jogo e editar uma camisa comemorativa com a Ferrari foi excelente. Pena não ter ido adiante por questões contratuais, mas isso não tira o mérito da iniciativa. A promoção de jogos e associação da marca Palmeiras com outras de sucesso são atividades importantes para aumentar a receita do time, e a não concretização desta tentativa não deve inibir futuras idéias.
Apenas como exemplo posso citar três segmentos de público específicos que o Palmeiras pode explorar: o interior, feminino e infantil.
O público do interior é expressivo mas enfrenta um custo mais alto para ver os jogos do que o público da capital, pois acaba incorrendo em pedágio, maior custo de gasolina e alimentação. Uma possibilidade promocional seria a organização de caravanas do interior. Uma viagem de ônibus custa menos que a gasolina e pedágio pagos individualmente, além de que é mais segura e o torcedor pode compartir o trajeto com outros palmeirenses. O pacote incluiria as entradas (nada como chegar ao estádio e já ter seu ingresso reservado), estacionamento do ônibus cerca do estádio (sem preocupação com flanelinha, roubo ou estacionamento) e lanche no trajeto. Existem muitas empresas de transporte que usam seus ônibus para transportar funcionários de empresas, e acabam ficando com ociosidade no fim-de-semana. Isso poderia permitir um custo atraente de transporte. Um ou dois funcionários do clube com contatos com empresas de transporte, hot site, email e uma linha 0800 podem coordenar isso. Uma pequena campanha de RP, anúncios no Palestra e eventuais inserções em jornais do interior resolveriam a questão de divulgação.
O público feminino (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/09/pblico-feminino-como-fonte-de-receita.html) pode ser estimulado com incentivos tais como: brindes em datas especiais, valor reduzido em determinados jogos, ou até zerados se acompanhada de um homem que comprou ingresso.
As crianças também devem ser olhadas com atenção (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/09/desenvolvimento-da-torcida.html). Os mesmo estímulos citados no caso do público feminino são aplicáveis aqui.
Os jogos ainda podem comemorar datas especiais de títulos, ídolos e outros momentos marcantes da rica história do Palmeiras. O que também ajuda a resgatar o espírito da equipe e sua torcida.
Que a frustração deste episódio com a Ferrari não iniba o mundo de oportunidades promocionais que o Palmeiras pode empreender para entreter sua torcida e aumentar sua receita. E também que as promoções não sejam intermediadas pelos “amigos” da Traffic!