As mulheres também podem ser uma fonte crescente de receita para o futebol do Palmeiras. A Pesquisa do Datafolha que usei na postagem anterior indica que 15% das mulheres se interessam muito por futebol e outros 39% se interessam um pouco. É verdade que estes números ainda são inferiores aos dos homens (47% e 35% respectivamente), mas já representa um segmento importante.
Também junto a elas o Palmeiras representa a quarta maior torcida:
Pesquisa Datafolha
Flamengo – 15%
Corinthians – 11%
São Paulo – 7%
Palmeiras – 5%
Vasco – 4%
Outra pesquisa, Target Sports, também do ano passado indicava que o futebol ocupa o primeiro lugar como esporte preferido entre os entrevistados do sexo masculino com 80,25% e 45,42% entre o sexo feminino. E um estudo solicitado pela MaterCard mostrou que as mulheres responderam por 10% das receitas geradas durante o evento da Euro 2008, sendo que em alguns países como Alemanha e Suécia este índice alcançava até 30%.
O marketing do Palmeiras deve explorar este segmento. O incremento da segurança e conforto no Palestra, promoções específica na compra de ingressos, e desenvolvimento de material esportivo dedicado a este público são apenas alguns dos caminhos a serem seguidos.