Hoje no Palestra o futebol escreveu certo por linhas tortas. No primeiro tempo o Palmeiras foi superior e saiu perdendo por 2 x 0. E, no segundo tempo, o time caiu de produção, mas alcançou a igualdade e fez justiça no resultado final.
Menos mal que o Grêmio perdeu e não apenas não abriu vantagem como ficou apenas um ponto na dianteira. Os vencedores da rodada acabaram sendo Cruzeiro, agora na segunda colocação, e Flamengo que voltou a encostar-se nos líderes. Estes cinco times seguem brigando para o título e as quatro vagas da Libertadores.
O grande destaque do Palmeiras foi Kleber. Brigou o tempo todo, armou ataques e concluiu com perigo. Acabou coroado com o gol em jogada de Denílson. Pierre também entrou muito bem no segundo tempo. Estava sobrecarregado pela postura mais ofensiva do time mas ganhou todas as disputas de bola e soube se posicionar em campo. Coisa que Sandro Silva não sabe fazer.
As maiores decepções nesta tarde foram Evandro, Roque Junior e Luxemburgo:
Evandro pouco se apresentou, errou passes, não serviu o ataque e foi uma nulidade. Será que Deyvid está treinando tão mal assim para não ter uma oportunidade? Maicosuel e Evandro até agora só apresentaram “padrinho forte” no Palmeiras, futebol que é bom não vi nada ainda.
Pela primeira vez Roque Junior pegou um ataque mais efetivo e perdeu quase todas as jogadas de recuperação. Creio que só joga porque Mauricio ainda é verde e Gladstone ruim. Mas também não dá para entender a não utilização de David.
Luxemburgo teima em inventar três zagueiros quando sua melhor opção é Pierre. De fato Pierre já funciona como um terceiro zagueiro. E não é de hoje, trazendo a vantagem de o time estar acostumado a jogar com ele nesta função. A única explicação que encontro para a teimosia de Luxemburgo é seu interesse financeiro em valorizar Sandro Silva. Isso seria criminoso caso passível de comprovação. Mas como essas coisas não passam recibo só posso especular.
Durante o jogo também não entendi a saída do Léo Lima, afinal ele ataca muito melhor que Sandro Silva ou Evandro. Sua saída prejudicou a armação ofensiva da equipe, que só cresceu um pouco com a saída de Sandro Silva para a entrada do Denílson. Creio que foi o pior desempenho de Luxemburgo no campeonato.
Vai ser difícil ganhar do desesperado Fluminense no Maracanã. Para isso o time terá que mudar o esquema na Sul-Americana e poupar os titulares na quarta-feira e também no jogo de volta na Argentina. Antes pensava que valeria a pena perseguir uma abertura de vantagem com os titulares aqui em São Paulo, para depois buscar o empate com os reservas lá. Mas a situação no Brasileirão não permite isso.
Meu palpite do time para pegar o Argentinos Juniors: Marcos; Evandro, David, Roque Junior, Jefferson; Sandro Silva, Jumar, Deyvid e Denílson; Thiago Cunha e Jorge Préa. Já contra o Fluminense iria com: Marcos; Élder Granja, David, Gustavo e Leandro; Pierre, Léo Lima, Martinez e Diego Souza; Kleber e Alex Mineiro. Para isso será preciso muita reza forte para Kleber não pegar uma suspensão no julgamento de segunda-feira.