23 de setembro de 2008

Desenvolvimento da torcida

Há menos de um ano dois institutos de pesquisa divulgavam os times de preferência do brasileiro. Em ambas o Palmeiras aparecia como a quarta maior torcida do país. Seguem os cinco primeiros colocados em cada pesquisa:

Pesquisa Datafolha
Flamengo - 17%
Corinthians - 12%
São Paulo - 8%
Palmeiras - 6%
Vasco - 6%
Os dados foram coletados entre os dias 26 e 29 de novembro (2007). Foram ouvidos 11.786 brasileiros em 390 municípios do país. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa CNT/Sensus
Flamengo - 14%

Corinthians - 11%
São Paulo - 8%
Palmeiras - 7%
Vasco - 5%
Os dados foram coletados entre os dias 8 e 11 de outubro (2007). Foram ouvidas mais de 2 mil pessoas em 136 municípios do país. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conforme falamos anteriormente um time competitivo e vencedor formará uma maior torcida, com evidentes benefícios para as receitas do clube. Portanto é saudável ver o Palmeiras ainda detendo a quarta maior torcida apesar de viver apenas um período vencedor (era Parmalat 1992-2000) nas últimas três décadas.

A retomada da competitividade e conquistas deste ano certamente tende a estimular o crescimento da nossa torcida. E uma atenção especial deve ser dada as crianças. Conforme pesquisa da Datafolha divulgada no início deste ano os seguintes times tem mais torcida junto a elas:

Pesquisa Datafolha (Crianças 4 – 12 anos)
Flamengo - 23%
São Paulo - 11%
Corinthians - 10%
Vasco - 5%
Palmeiras - 5%

Aí vemos o custo dos últimos sete anos sem títulos. Também percebemos uma tendência de concentração da torcida em menos clubes, provavelmente fruto do maior trabalho de marketing dos clubes (ainda que incipiente), da crescente importância dos campeonatos nacionais e internacionais versus os regionais, e da massificação das transmissões esportivas (incluindo PPV).


Neste caso, além da referida competitividade, o Palmeiras poderia pensar em desenvolver ídolos de maior atratividade junto as crianças. Valdivia tinha esta característica, como a famosa comemoração “chororô” demonstrou, mas ele não está mais no clube. Marcos também teria este potencial mas sua idade e a distância das épocas de São Marcos atrapalham. David tem potencial para status de ídolo infantil: é jovem, pode se tornar um excelente jogador e tem muita identificação com o time.

Deve-se elevar em conta esta necessidade nas próximas contratações. Também a área de marketing e assessoria de imprensa devem trabalhar junto aos jogadores que demonstram este potencial.