Jogando em casa, o Palmeiras B conseguiu empatar com os reservas do XV de Piracicaba pela última rodada da primeira fase da Séria A2 paulista. O resultado de 0 a 0 foi o suficiente para livrar o time do rebaixamento, já que seus adversários na luta contra o descenso não conseguiram ganhar seus jogos. O time jogou esta última partida com: Rafael Alemão; Romeu (Elizeu), Wellington, Gualberto e Andrade; Nando, Everton, Anselmo e Nadson; Gilsinho (Túlio) e Joãozinho (Jean).
Desclassificado, o time agora fica encostado até meados de julho quando começa a Copa Paulista de Futebol, mas mesmo para isso vai depender da desistência de outros clubes. É que a equipe terminou na 15ª colocação e apenas os 11 primeiros colocados tem classificação automática para aquela competição. Isso é muito bom! O time B encostado é mais rentável! No sábado o Palmeiras B completou seu 9º jogo "em casa", e em todas estas partidas obteve receita líquida foi negativa, totalizando quase R$100 mil de prejuízo para entra em campo nesta edição da A2. Isso sem contar a manutenção de 24 jogadores já sem idade para atuar no sub-20, comissão técnica com direito até a auxiliar técnico, viagens, hospedagens, refeições...
Isso poderia até ser visto como investimento se de lá saíssem bons valores para o elenco principal. Mas este nunca foi o caso, especialmente com o grupo que tem jogado este ano. Quem são eles?
Goleiro: Rafael Alemão atuou todas as partidas e foi o capitão da equipe. Não tem mostrado evolução e falhou em várias oportunidades. Borges e Pergorari revezaram-se na reserva.
Lateral Direito: O contratado Romeu começou como titular e depois perdeu a posição para David. Nenhum presta. Rafael Nunes apenas foi banco.
Zagueiros: Os contratos Nando e Rafael são risíveis. Murilo Gomes apenas sentou no banco uma vez. Sobrou para Gualberto, Mayko e Wellington. Estes ainda são jovens e poderiam até evoluir. Mas já passaram pelas mãos de Felipão e não ficaram no time principal.
Lateral Esquerdo: Túlio e Andrade atuaram sem dar esperanças de algum futuro.
Volante: Didi não mostrou evolução. O contratado André Lamas é especialista em fazer gols contra. Everton é uma piada. Bruno Turco não agradou. E o contratado Eliseu fez uma partida e foi para a reserva. Não contem com nenhum deles.
Meia: Nadson foi o artilheiro do time (7 gols) mas o franzinho jogador já vai completar 22 anos e não vai dar em nada. Gilsinho segue mostrando as deficiências de sempre. O contratado Leandro começou jogando uma partida e depois foi encostado. Ramos nada apresentou. Francinei foi banco uma vez e só. Anselmo, ex-volante, agora tenta a sorte como meia, sem sucesso. E Jean foi rebaixado do elenco principal para a reserva do time B. Quase nenhuma esperança aqui.
Atacante: A posição mais carente. O que demonstra perfeita sintonia com o time principal, não é mesmo? Joãozinho já fracassou no time principal. Luis, o Molusco, não vale a pena nem comentar. Os contratados Elivelto e Marcelo Fernandes foram logo para a reserva. Amoroso é ridículo. Anderson se machucou logo nos primeiros jogos e ficou de fora do resto da competição. E o pior de todos: Tindurim... nenhum gol... reserva deste time ridículo... e quatro anos de contrato.
Não dá para esperar nada destes jogadores. Mas o time B não existe para revelar valores e sim para negociatas de média escala entre dirigentes e empresários. As grandes negociatas estão no time principal e são controladas por outra facção. Já as bases ficam com as, digamos assim, "negociatazinhas" e favores políticos e são tocadas por uma terceira facção. Haja bandido neste clube!