16 de novembro de 2010

Elenco 2011: elenco profissional e conclusão

Esta postagem fecha a série sobre o elenco para o próximo ano. Para começo vale à pena comentar a frase de Felipão exposta hoje na mídia esportiva: "Não se esqueça que meu grupo é pequenininho, temos dificuldades maiores do que outras equipes. Temos uma forma de jogar, e a saída de um ou dois jogadores causa uma dificuldade muito grande para nós" – disse o treinador. Não gostei. Afinal, além de receber Kleber e Valdivia, Felipão deu o aval para as chegadas de Tinga, Luan, Rivaldo, Fabrício e Dinei, bem como a contratação em definitivo de Leandro Amaro. Isso sem contar com os dois garotos do XV de Piracicaba, Julio César e Bruno Matos, que ele pessoalmente avaliou no período de testes, aprovou e deu-lhes contratos de cinco anos. E agora ele vem com esta história de grupo "pequenininho"? Se o elenco tem problemas e está desequilibrado é também por culpa dele. Somando isso a situação pré-falimentar em que se encontra o clube entendo que não é hora de contratar nenhum jogador. Um dos Palhaços já disse a chance de contratar depende de "investidores", ou seja, voltar a alugar o elenco para terceiros. Será que ainda não entenderam que essa foi uma das razões para a quebra financeira do clube? Assim contratações só deveriam ocorrer caso algum jogador fosse vendido. O que, aliás, é improvável que ocorra nesta janela de fim de ano. É hora de Felipão por o seu time para jogar e garimpar alguns jogadores nas bases. Como então ficaria o elenco principal?

Goleiro: Marcos é um câncer que dificilmente será extirpado antes do final do seu contrato. Deola é o atual titular e deve ficar. Rafael Alemão deveria disputar o banco com Marcos, e Bruno Cardoso ser emprestado para ser avaliando como possível opção no lugar de Deola. Conforme já comentado nas postagens anteriores, Fábio e Carlos deveriam ser dispensados. Assim o elenco contaria com Deola, Rafael Alemão e Marcos para 2011.

Lateral Direito: Vitor precisa mostrar ao que veio e deve ser o titular. Na reserva deveria ser promovido definitivamente Luis Felipe.

Zagueiro: Os atuais quatro zagueiros foram todos recém contratados. Danilo e Maurício Ramos ganharam contratos definitivos há nem um ano atrás. Leandro Amaro custou R$5,5 milhões e, como Fabrício, teve aval de Felipão. Estes devem ser os zagueiros para o próximo ano, lembrando que o contrato de Fabrício deve ser renovado.

Lateral Esquerdo: Gabriel Silva deve ser o titular em 2011. Para a reserva Felipão deve contar com o seu querido Rivaldo. O técnico implorou pelo jogador que tem contrato até o final de 2012. Agora que agüente calado.

Volante: Esta é a posição na qual o time está mais bem servido quantitativamente: Edinho, Pierre fazem o papel na cabeça de área. Marcos Assunção, Márcio Araújo e Tinga funcionam como segundo volante. Marcos Assunção deve ficar apenas até meados do ano, quando termina o seu contrato. Seu substituto deve vir das bases.

Meia: Quantitativamente é a posição mais carente do time. Porém conta com Valdivia e Lincoln. Dois jogadores contratados a peso de ouro esta ano. Além disso, Felipão avaliou e recomendou a contratação de Bruno Matos dando-lhe um contrato até meados de 2015. Canhoto, o jogador já tem 20 anos e é hora de ver se Felipão acertou na contratação ou só quis encher a caçamba.

Atacante: Kleber e Ewerthon devem ser titulares. Luan, pedido pelo técnico, tem contrato até meados do ano e deve ficar até lá, e não mais. Lenny, recuperado de contusão, terá sua última oportunidade para provar poder ser útil, e deve ficar como reserva de Ewerthon quando Luan se for. Tadeu deve ser o reserva de Kleber. Ele é ruim? Agüenta. Foi contratado há poucos meses e tem contrato até meados de 2013. Conforme indicado anteriormente, Dinei, cujo contrato termina agora, precisa ser devolvido ao seu clube, Patrick Camilo deve ser emprestado e Vinícius deve voltar para as bases.

O elenco assim, com 24 jogadores, pode ter as seguintes formações titulares:

4-4-2 Ofensivo: Deola; Vitor, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Valdivia e Lincoln; Ewerthon e Kleber.

3-5-2 com o mesmo time: Deola; Danilo, Edinho e Fabrício; Vitor, Marcos Assunção, Valdivia, Lincoln e Gabriel Silva; Ewerthon e Kleber.

4-4-2 Defensivo: Deola; Vitor, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Valdivia; Ewerthon e Kleber.

4-3-2-1: Deola; Vitor, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção e Tinga; Valdivia e Lincoln; Kleber.

São várias formações para Felipão brincar conforme a situação do jogo e/ou o adversário.

O time reserva teria: Marcos (Rafael Alemão); Luis Felipe, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Rivaldo; Pierre, Márcio Araújo, Tinga e Bruno Matos; Luan (Lenny) e Tadeu. Não é lá grande coisa, mas conta com três ex-titulares (Marcos, Mauricio Ramos e Pierre), cinco jogadores contratados por Felipão (Leandro Amaro, Rivaldo, Tinga, Bruno Matos e Luan), dois contratados não faz um ano (Márcio Araújo e Tadeu) e um atleta (Luis Felipe) da base para onde o técnico prometeu "olhar com carinho." O Palmeiras tem o elenco mais caro do país e comissão técnica idem. Portanto, Felipão deve calar a boca e justificar o seu salário. Afinal ele é tão responsável quanto os dirigentes pelo atual elenco.

Além dos 24 atletas acima, o Palmeiras ainda emprestaria seis jogadores: Bruno Cardoso, Gualberto, Anselmo, Patrick Camilo, Felipe e Julio César. Deveriam ser colocados em times onde possam efetivamente jogar para uma melhor avaliação. E potencialmente um ou outro poderia substituir jogadores do elenco principal que não desempenhem bem no primeiro semestre ou encorpar o elenco no desgastante segundo semestre.

São 30 atletas para Felipão trabalhar. A eles se juntam os jogadores do sub-20 atual campeão paulista que disputa a final visando o bi-campeonato. E é deste sub-20 que Felipão deve buscar suprir o elenco das eventuais contusões e suspensões que não podem ser cobertas dentro do elenco principal.

Quanto a Comissão Técnica, é preciso dispensar os inúteis Valdir Joaquim de Moraes e Galeano e colocar Fernando Miranda para treinar os goleiros do sub-20. Também pode dispensar um dos assessores de imprensa (ter dois assessores, além da patética Líbero, só dobra o volume de merda produzida).

As simulações nesta série de postagens deixam o seguinte saldo visando a montagem do time para 2011:

Elenco principal: 24 atletas
Jogadores a serem emprestados: 6 atletas

Jogadores dispensados (fim do contrato): 14 atletas
Jogadores a serem negociados ou terem o contrato rescindido: 21 atletas profissionais, mais 29 atletas amadores do sub-14
Elementos da comissão técnica dispensados: 14 (incluindo time principal e bases)
Extinção: Palmeiras B e sub-14
Contratações: nenhuma

A eliminação destes 64 jogadores do elenco e 14 posições nas comissões técnicas representaria grande redução de custo sem comprometer em nada a competitividade do time. O clube ainda poderia arrecadar alguma coisa na venda dos 21 atletas profissionais em disponibilidade. Sem nenhuma contratação o elenco segue não sendo o ideal, mas é bem competitivo dentro do ridículo futebol jogado no Brasil e até na América do Sul (pensando na eminente classificação para a Libertadores).

Seguem os links para as outras postagens desta série:

Jogadores Emprestados: http://quixoteverde.blogspot.com/2010/11/elenco-2011-jogadores-retornando-de.html

Jogadores com contrato vencendo: http://quixoteverde.blogspot.com/2010/11/elenco-2011-jogadores-com-contrato.html

Jogadores estourando idade do sub-20: http://quixoteverde.blogspot.com/2010/11/elenco-2011-jogadores-que-estouram.html

Divisões de Base: http://quixoteverde.blogspot.com/2010/11/elenco-2011-divisoes-de-base.html