Chegando o final de ano é hora de revisar o elenco visando o próximo ano. Para começar, vamos dar uma olhada nos atletas que estão com contrato vencendo até o final deste ano. Quinze jogadores do Palmeiras estão nesta situação. Quem deveria ficar e quem deveria sair? Vamos por partes:
Elenco Principal
Dois jogadores do elenco principal tem contrato vencendo em dezembro: Dinei e Fabrício. Em nenhuma hipótese o Palmeiras deveria renovar com Dinei. O atacante, que tem relação com a Traffic e está emprestado pelo Atlético-PR, já demonstrou ao longo de sua carreira que nada tem a acrescentar no Palestra. Já com o zagueiro Fabrício, também da Traffic, o clube deveria renovar. O jogador de 20 anos tem mostrado potencial e possui uma característica rara no elenco: é canhoto.
Jogadores acima de 20 anos
Dez jogadores sem idade para atuar nas bases terão seus contratos vencendo agora. Alguns estão emprestados e outros enganam no time B. Nenhum deveria ter seu contrato renovado. São eles:
Washington: Ele mesmo. Finalmente o Palmeiras vai parar de sustentar o "orelhudo".
Robert: Neste caso o Palmeiras vai parar de subsidiar o Cruzeiro.
Thiago Gomes: Reserva na Portuguesa de Desportos, deve ser dispensado.
Rodrigo Defendi: Veio de um clube falido da Itália. Fora.
Ivo: Esta cria do Zago está emprestada à Ponte Preta. Fora.
Amaral: Alguns anos atrás o Palmeiras pagou caro por ele quando tinha o Ilsinho com a mesma idade. Obra do Palhaço Palaia. Fora.
Vinícius: Aquele do cheque maroto do Cipullo. Rua.
Victor: Negociatinha ridícula do time B. Rua.
Dida: Goleiro que surgiu bem mas não vingou. Fora.
Hernandez: O argentino, lembram? Rua.
Jogadores das Bases
Apenas três jogadores, todos do sub-20, estão com contrato vencendo agora: o meia Felipe Barreto, o lateral direito Diogo, e o zagueiro João Victor emprestado pelo São Carlos-SP. Nenhum mostrou qualidade para seguir no Palmeiras.
Resumindo: dos 15 jogadores acima apenas Fabrício deveria ter o contrato renovado. Os outros 14 atletas já vão representar alguma redução de custo.