15 de novembro de 2010

Elenco 2011: divisões de base


Antes de concluir a série de postagens sobre o elenco para 2011, resolvi escrever uma destinada as divisões de base. Por hora só havia me referido a elas analisando os jogadores que estão com contrato vencendo ou estourando a idade do sub-20.
Antes de tudo é preciso lembrar sobre a importância de eliminar o deficitário e inútil Palmeiras B. Os Palhaços prometeram fazer isso e oxalá cumpram a promessa. Isso elimina o espaço para negociatas e despesas com comissão técnica, viagens e aluguel de campo. Na mesma esteira deveria ser eliminado o sub-14 (que aglutinou os antigos, e também inúteis, sub-13 e sub-11) e assim eliminar o custo de 29 atletas amadores.
Concentrando as bases nas tradicionais divisões sub-20, sub-17 e sub-15, o clube ainda eliminaria 11 posições nas diferentes comissões técnicas.

O sub-20 deveria treinar ao lado do elenco principal. Com um time principal enxuto, e, portanto, menos custoso, o sub-20 deve ser a fonte natural de jogadores para suprir necessidades por contusão, seja em jogos ou para completar o elenco principal nos treinamentos coletivos.
Seguem as principais peças do elenco sub-20 para o próximo ano:
Goleiro: Borges, Pegorari e Giovanni
Lateral Direito: Bruno Antunes e Fabrício
Zagueiro: Mayko, Wellington, Cléber e Vitor Salmasso
Lateral Esquerdo: Hugo e Victor Luis
Volante: Didi, Christian, Bruno Turco e Fernando
Meia Direita: Gilsinho e Raílson
Meia Esquerda: Ramos (canhoto) e Jean (canhoto)
Atacante: Miguel, Vinícius, Patrik Vieira (canhoto) e Caio Mancha

Especial atenção deveria ser dada aos volantes, atacantes e meia-esquerdas. As duas primeiras posições me função do término dos contratos de Marcos Assunção e Luan na metade do próximo ano. O ideal seria não renovar com ambos e substituí-los por atletas do sub-20. E a meia-esquerda em função da carência de opções de criação no elenco principal.