Vai começar o campeonato brasileiro e as perspectivas não são boas para o Palmeiras. No ano passado entendia que o time era a sexta força no futebol nacional ao início da Série A. Este ano está ainda mais difícil de estimar as chances do time. Afinal, nem sabemos qual será a equipe e também os adversários sofrerão mudanças, principalmente quando abrir a janela européia de transferência. Mas creio que não erro quando vejo Santos, São Paulo, Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG com equipes mais competitivas que o Palmeiras neste início do campeonato.
Daí a importância de aproveitar os primeiros sete jogos antes do recesso para a Copa do Mundo, para tentar sair na frente. Digo isso em função das características bastante favoráveis destas primeiras sete rodadas:
Palmeiras x Vitória-BA
Vasco x Palmeiras
Palmeiras x Grêmio-RS
São Paulo x Palmeiras
Palmeiras x Grêmio-SP
Palmeiras x Flamengo
Internacional x Palmeiras
Como podemos observar, cinco dos sete jogos serão disputados em São Paulo e cinco dos adversários estão envolvidos nas finais da Copa do Brasil ou Libertadores enquanto o Palmeiras tem (infelizmente) apenas a Série A para se preocupar. Nenhuma outra equipe tem tabela inicial tão favorável.
Mas será que o time conseguirá tirar proveito disto? É difícil prever. Eu mesmo pensei que o caminho para a final da Copa do Brasil era fácil, mas tinha, quem diria, Pituca, Robston e Cia. pela frente.
Como de costume os dirigentes já fazem sua parte, ou seja, tentam atrapalhar de todas as formas possíveis. Além de não pagar os vencimentos dos atletas, já encontraram e alardearam a desculpa para as vexatórias campanhas no Paulistão e Copa do Brasil: o elenco! E prometem uma reformulação. Ou seja, a mensagem passada para os atletas é que eles são os culpados e devem sair, correndo o risco de ficarem sem seus atrasados como no caso do Vagner Love. Bela motivação para iniciar a Série A não é mesmo?