9 de maio de 2010

Palmeiras 1 x 0 Vitória-BA

O futebol não foi grande coisa, mas o resultado compensou - 1 a 0, gol de Lincoln. É fundamental que o time acumule o máximo de pontos nestas primeiras sete rodadas da Série A se quiser aspirar algo mais ambicioso neste campeonato. Ainda melhor do que o resultado foi ver a escalação enviada a campo.
Graças a suspensão de Danilo"Cuspe" e a estréia de Vitor vimos uma defesa mais sólida: Vitor, Léo, Edinho e Armero desempenharam bem. Léo e Edinho são imensamente superiores ao fraco Maurício Ramos e do que o danoso Danilo "Cuspe". Vitor fez boa estréia. Consistente defensivamente e com qualidade no ataque. E Armero contribuiu com a defesa e emprestou sua velocidade na frente. Apenas no gol ainda falta dispensar Marcos e apostar nos outros goleiros para alcançar maior segurança na defesa.
O meio-de-campo também mostrou o que o elenco tem hoje de melhor: Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Lincoln. Porém eles precisam melhorar seu posicionamento. Pierre e Márcio Araújo não devem se revezar no ataque. Pierre tem que ficar fixo na frente da zaga, liberando mais os laterais, ao passo que Márcio Araújo deve cair pela direita formando aquela ala com Vitor. Cleiton Xavier cair mais pela esquerda, com Armero, e Lincoln triangular com as duas alas, sendo o cérebro do time.
Já o ataque, apesar de Ewerthon e Robert serem o que o elenco tem hoje de melhor, ainda é muito ruim. Ewerthon até que melhorou, principalmente no segundo tempo, mas Robert, como todos já sabem, não pode ser titular do Palmeiras.
Assim, a defesa deu poucas chances ao Vitória, e Vitor e Lincoln construíram as jogadas ofensivas suficientes para alcançar a vitória.


Marcos: Com pouco trabalho, desta vez não entregou o jogo.
Vitor: Boa estréia. Principalmente para quem não jogava há 50 dias.
Léo: Muito firme, não deu chances ao adversário.
Edinho: Sóbrio. Muito superior ao Danilo "Cuspe".
Armero: Foi bem na defesa, mas podia caprichar um pouco mais na conclusão das jogadas ofensivas.
Pierre: Voltou a exagerar nas faltas. Deve evitar ultrapassar a linha intermediária do campo adversário, pois nada sabe fazer dali adiante. Vinícius: Afobado com nas outras oportunidades, típico da idade. Deve voltar para as bases.
Márcio Araújo: Ainda um tampo perdido em campo por falta de melhor posicionamento.
Cleiton Xavier: Poderia ter criado mais.
Lincoln: Foi o dono do time e responsável pela vitória. Marcos Assunção: sem tempo.
Ewerthon: Cresceu bastante no segundo tempo, principalmente depois da expulsão do zagueiro adversário que ele mesmo provocou.
Robert: Bizarro. Paulo Henrique: Voltou a demonstrar dificuldade em dominar a bola.


Vamos esperar que a escalação não mude até a chegada de reforços de qualidade, salvo a troca de goleiro. E que Lincoln acerte o time em campo, visto que isso Zago não tem condições de fazer.