Todo ano a mesma coisa. Basta começar o campeonato nacional para a imprensa, principalmente nas mídias que detém direito de transmissão do evento, alardear tratar-se do "mais competitivo campeonato do mundo". Nota-se que até poucos anos atrás diziam ser "o melhor do mundo", mais tiveram que se rederem as evidências despejadas pelas transmissões dos campeonatos europeus. O título de "mais competitivo" é justificado pela existência de vários candidatos ao título, ao passo que em outras praças o grupo de favoritos seria muito mais restrito. Será isso mesmo? Ou será mais um mito criado pelo jornalismo rasteiro?
Depois de ver os números fiquei com o sentimento de ser mais mito que fato. É verdade que o Brasil tem mais times campeões ao longo dos anos, mas a diferença é bem pequena, com exceção do futebol espanhol. Desde a Taça do Brasil, que começou em 1959, o Brasil já teve 16 diferentes times campeões nacionais, ao passo que os principais campeonatos europeus tiveram o seguinte número de campeões no mesmo período: Inglaterra – 14, Alemanha – 13, Itália – 12 e Espanha – 7. Se analisarmos apenas os últimos 10 anos também não encontraremos grandes diferenças: Brasil – 6 campeões, Alemanha – 5, Itália – 5, Espanha – 4 e Inglaterra – 3.
Mais um exagero da imprensa, como aquele que diz que o futebol brasileiro não tem condições financeiras de disputar com os times europeus (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/09/biaxo-pib-per-capita-brasileiro-no.html).