5 de outubro de 2008

Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG

O Palmeiras segue líder em rodada que os cinco candidatos ao título venceram seus compromissos. Novamente contra um adversário fraco o time não precisou jogar seu melhor futebol para vencer o jogo.

Após desperdiçar algumas oportunidades o Palmeiras levou susto na falha de Maurício e conseqüente gol do adversário. Poderia ter complicado a partida mas a expulsão de Marques deixou o jogo fácil.

Duas questões se destacaram na partida:

Com a volta de Pierre Luxemburgo deve questionar-se sobre em que posição Martinez deve jogar. Afinal Pierre já é um terceiro zagueiro, pois sabe destruir muito bem, mas não tem qualidade para sair jogando e ir ao ataque. Com Martinez também preso atrás e Sandro Silva sem visão de jogo para armação o trio de ataque fica isolado do resto do time. Apenas depois da expulsão Marques e entradas de Evandro e Léo Lima é que o time realmente pressionou o adversário.

O outro destaque vai para a primeira partida eficaz de Denílson. Entrou e participou dos dois gols do segundo tempo. Bem diferente daquele jogador que não consegue dar fluidez as jogadas de ataque do time. Mas não me entusiasmo. Acho que foi uma exceção que, infelizmente, não passará a ser regra.

De resto, como disse acima, o time jogou para o gasto. Diego vivendo de repentes de bom futebol, como na criação de duas chances de gol no início do jogo. Os laterais, principalmente Élder Granja, tímidos no ataque. Os atacantes desperdiçando chances. Léo Lima insistindo em errar a maioria de seus passes. Evandro com muita dinâmica mas pouca eficácia. E zaga sem ser muita testada contra um adversário fraco e jogando a maior parte do tempo sem seu principal atacante.

Mas é bom este momento menos inspirado do time ocorrer neste momento quando os adversários são menos perigosos. Depois do Figueirense começa a fase onde enfrentaremos times bem mais competitivos, incluindo outros três candidatos ao título. E aí o time vai ter que jogar tudo o que pode.