6 de outubro de 2008

Campeonatos das bases começam a entrar em suas fases decisivas

Os campeonatos estaduais das divisões de base englobam um grande número de equipes e, por isso, mesmo suas primeiras fases apresentam um grande desnível técnico. A partir de agora eles começam a entrar em suas fases mais competitivas e decisivas:

Sub-11
Esta divisão, que iniciou com 24 clubes, entra agora na fase de quartas-de-final. O Palmeiras vai enfrentar o Olé Brasil e o jogo de ida está marcado para o próximo dia 12 em Ribeirão Preto. Os outros confrontos são os seguintes: Campinas x Santo André, Portuguesa de Desportos x Corinthians e Nacional x Santos. O São Paulo não disputa esta divisão.
O Palmeiras disputou 16 jogos tendo obtido 10 vitórias e 6 empates, o Santos é o único outro time ainda invicto na competição. Gabriel do Santos, com 15 gols, e Victor do Palmeiras, com 13 gols, disputam a artilharia do campeonato.

Sub-13
Os mesmos times que disputam a sub-11 também jogam a sub-13. O Palmeiras também chegou às quartas-de-final contra o Campinas. Por ter melhor campanha o Palmeiras joga a primeira partida em Campinas na próxima semana e decide em São Paulo no jogo de volta. Os outros confrontos são: Assisense x Corinthians, Francana x Santos e Paulista x Oeste Paulista.
Nesta divisão o Palmeiras também disputou 16 jogos, ganhando 13, empatando 1 e perdendo 2 partidas. O Santos é o único invicto. O artilheiro é Victor Andrade do Santos (17 gols) seguido por Henrique do Palmeiras (14 gols).

Sub-15 (Infantil)
Ao todo 64 clubes disputam o estadual Infantil. Na fase que se inicia agora quatro grupos de quatro times jogam em turno-returno. Os primeiros-colocados de cada grupo classificam-se para as semi-finais. No grupo do Palmeiras também estão São Paulo, Desportivo Brasil (time da Traffic) e América.
O Palmeiras já disputou 20 jogos com 13 vitórias e 7 empates. Palmeiras e São Paulo são os únicos times ainda invictos.
Vinícius Santos é o artilheiro do Palmeiras com 12 gols. A artilharia da competição está com Patrick do São Paulo (17 gols).

Sub-17 (Juvenil)
Os mesmos times que disputam a sub-15 também jogam a sub-17, e o sistema de disputa também é igual. O Palmeiras está no mesmo grupo de Ituano, Santos e Nacional. Dos 20 jogos disputados o Palmeiras ganhou 14, empatou 3 e perdeu 3. Nossos jogadores que mais têm se destacado são o zagueiro Maikon, o meia Nicão (convocado para a seleção nacional) e o atacante Miguel (artilheiro do time com 8 gols – Henrique do São Paulo lidera com 25 tentos).

Sub-20 (Junior)
Esta é a divisão de onde deveriam sair as revelações a serem incorporadas ao time principal ao longo dos próximos dois anos. O campeonato ainda está na primeira fase onde 40 equipes distribuem-se em 5 grupos e jogam turno-returno. Classificam-se para a fase seguinte as 3 associações com o maior número de pontos ganhos nos respectivos grupos e a melhor quarta colocada, independente do grupo a que pertença. Na segunda fase da competição estas 16 classificadas formarão 4 grupos com 4 times cada um, que se enfrentarão, dentro dos grupos, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte as 2 equipes melhor classificadas em cada grupo. Os oito classificados então se dividem em 2 grupos e os respectivos primeiros classificados finalmente disputam a final.
No atual grupo do Palmeiras estão Paulista, Guarani, XV de Piracicaba, Portuguesa de Desportos, União Barbarense, Hortolândia e Rio Branco. O Palmeiras ocupa a segunda posição, atrás do Paulista, e apresenta a seguinte campanha: 13 jogos, 7 vitórias, 5 empates e 1 derrota.
Segue o nosso time base: Dida; David, Paulo Miranda (Pedro), Murilo Gomes e Gabriel; Souza, Gualberto (Danilo), Anselmo e Moacir (Felipe); Daniel e Diogo. Daniel é o artilheiro do time com 8 gols.

A partir desta semana acompanharei a performance dos garotos até o término das competições.