Estava viajando e somente hoje consegui ver o VT da derrota contra o Fluminense. É verdade que faltou sorte ao Palmeiras neste jogo. Faltou sorte na interpretação do árbitro sobre a tentativa de toque de mão do Washington e no lance do gol contra. Mas também faltou muito futebol ao time. E parece que faltou um pouco de garra também.
O jogo era difícil mesmo, mas os desfalques e opções do técnico o deixaram mais difícil ainda. Normalmente a armação do Palmeiras cabe ao meia Diego Souza, aos volantes (Léo Lima e Martinez) e alas (Élder Granja e Leandro). Destes, Diego e Léo estavam fora por cartões, Élder contundido e Martinez deslocado como zagueiro. E os substitutos são abaixo da média: Sandro Silva e Jumas são peladeiros e incapazes de posicionarem-se bem taticamente. Evandro é refugo do Atlético-PR e Pierre não pode jogar como volante ofensivo, pois ele é quase um terceiro zagueiro. Não entendo porque Luxemburgo insiste com Martinez como terceiro zagueiro depois que Pierre voltou de contusão. Com essa escalação esdrúxula não foi surpresa ver o time sem a mínima capacidade de criação e confuso na marcação na frente da zaga. O time todo acabou indo mal.
O banco também não tinha jogadores descentes como demonstraram as entradas do patético Capixaba, do refugo cruzeirense Maicosuel e do refugo são-paulino Denílson. O Palmeiras tem o melhor elenco titular do campeonato, mas os reservas são abaixo da média (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/09/elenco-flamengo-e-concluso.html e http://quixoteverde.blogspot.com/2008/08/escalao-ps-valdivia.html). Foi duro ver Alex Mineiro sair para entrar uma nulidade como Maicosuel. Mesmo jogando mal Alex é muito superior ao medíocre jogador da Traffic. Realmente vimos mais uma má jornada do Luxemburgo.
Não está nada perdido ainda, mas o título está ficando mais difícil pois o time parece cair de produção na reta final. Vamos ver se o time se reencontra esta semana nos embates contra Goiás e Santos. Luxemburgo também precisa parar de pensar em apenas promover seus “produtos” e recolocar em campo o time remanescente do Paulistão (Marcos; Élder Granja, Gustavo, David e Leandro; Pierre, Léo Lima, Martinez e Diego Souza; Kleber e Alex Mineiro). No mais é rezar para não haverem contusões e suspensões.