14 de setembro de 2008

Geração de Receita IV: Bilheteria

No ano passado a Bilheteria dos jogos do Palmeiras rendeu apenas R$7,5 milhões. Afinal, ficar de fora das finais do Paulistão, ser desclassificado logo na segunda fase da Copa do Brasil, não disputar nenhuma competição internacional e ficar em sétimo lugar na Série A não atrai muito público mesmo.

Para aumentar esta receita novamente depende da criação do círculo virtuoso de um time forte:
Partindo de uma equipe competitiva também se pode cobrar mais caro por um ingresso, daí meu apoio aos preços cobrados pelo Palmeiras. Mas ainda falta um estádio decente para justificar preços mais altos, dignos de um espetáculo de futebol, o que esperamos será corrigido com a Arena. Projeto que promete alavancar fortemente a Bilheteria do clube.

Mas antes disso ainda se pode implementar uma série de medidas para otimizar a Bilheteria:
  • Sistemas de segurança para evitar desvio de ingresso, meia-entrada falsa e outras falcatruas que estamos presenciando
  • Ampla área e fácil acesso para compra de ingressos
  • Venda por sistema computadorizado e ligado a central única (incl. internet)
  • Venda de carnês para campeonatos / temporada em todo estádio (para isso obviamente todos os lugares devem ser numerados)
  • Programa especial para o torcedor do interior (que além do ingresso arca com pedágio, combustível e outros extras para ver os jogos) incluindo convênio com empresas de transporte (ônibus) para organizar caravanas / espaço para parada dos ônibus perto do estádio, desconto nos restaurantes, e outras facilidades (o interior bem explorado pode garantir muitos assentos ocupados)
  • Promoções para jogos menos atraentes, e.g. “criança não paga”, “mulher não paga”, “venha com camisa oficial do clube e pague metade do preço” e outras
  • Identificação dos comparadores (fica mais fácil através dos carnês, internet e cartões de crédito e débito) para gerar ações de CRM imediatas e futuras
  • Explorar o potencial do “mercado negro” através de preços variados pela atratividade do jogo: uma final tem que custar mais caro (a lei do “sistema de preços” é implacável), assim como um jogo menor (e.g. contra time pequeno no meio da semana) pode custar menos, demandar promoções para atrair mais torcedores e maximizar a receita. Pode chegar até a fazer leilão (via internet) por ingressos especiais em uma final

O Palmeiras deveria ter um objetivo de “ocupação 100%... receita máxima” em cada jogo, e para isso o torcedor precisa ser entendido e bem servido.