13 de setembro de 2008

Geração de Receita III: Publicidade e Patrocínio

A receita de Publicidade e Patrocínio do Palmeiras alcançou R$9,7 milhões em 2007. Um patamar muito baixo mesmo para os padrões brasileiros.

Os novos contratos deste ano com Fiat (R$8,5 milhões/ano + R$1,5 milhões/título) e Suvinil (R$3,6 milhões) irão melhorar esta fonte. Mas ainda assim fica devendo frente aos seus concorrentes:

Patrocínio (valores R$/ano)
Corinthians: 16,5 milhões ( Medial Saúde)
Flamengo: 16,5 milhões (Petrobras)
São Paulo: 15 milhões (LG)
Palmeiras: 12,1 milhões (Fiat + Suvinil)
Santos: 8,5 milhões (Semp Toshiba)
Botafogo: 8 milhões (Liquigás)
Cruzeiro: 6 milhões (Tenda)
Vasco: 3,6 milhões (Habib’s)
Grêmio: 3,6 milhões (Banrisul)
Internacional: 3,6 milhões (Banrisul)
Fonte: Globo

Material Esportivo (valores em R$/ano)
São Paulo: 15 milhões (Reebok)

Santos: 10 milhões (Umbro)
Flamengo: 9 milhões (Nike)
Botafogo: 7,2 milhões (Kappa)
Corinthians: 7 milhões (Nike)
Cruzeiro: 4,2 milhões (Puma)
Atlético-MG: 4 milhões (Lotto)
Palmeiras: 3,5 milhões (Adidas)
Fluminense: 3,5 milhões (Adidas)

Vasco: 3 milhões (Reebok)
Internacional: 2,8 milhões (Reebok)
Grêmio: 2,1 milhões (Puma)
Fonte: Grupo Estado

Apesar da posição destacada, tanto Corinthians quanto São Paulo já falam de aumentar ainda mais seus contratos de publicidade e patrocínio.

Com o aumento do desempenho da equipe e a esperada participação na Libertadores o clube pode alcançar cifras bem mais expressivas no próximo ano. Os jornais já noticiam que Adidas já teria aumentado sua oferta para renovação de contrato. Nada mais natural como conseqüência do título paulista. Da Itália vem rumores de que a Fiat gostaria de ver o Palmeiras usando o material da Nike, repetindo assim a dobradinha que tem com a Juventus de Turim. Seria bom que a multinacional também decidisse concentrar seus investimentos no Palmeiras ao invés de patrocinar vários clubes espalhados pelo país.

Os dirigentes devem trabalhar em conjunto com as empresas para maximizar o retorno dos patrocinadores através da geração de um maior relacionamento com os torcedores. Uma boa medida seria estudar o que fazem os principais clubes europeus, afinal não é preciso nem reinventar a roda.