O Palmeiras precisou de 23 minutos para garantir a vitória. Até os 22 minutos do primeiro tempo estava sendo dominado pela Portuguesa e não tinha dado sequer um chute ao gol. Aí Evandro descobriu Diego Souza na área, pênalti, primeiro chute e gol do artilheiro Alex Mineiro. Daí até o final do primeiro tempo mais 3 gols e liquidada a fatura. No segundo tempo o time voltou apático e sem criatividade. A Portuguesa mesmo sem forçar muito fez seus dois gols. Como? De cabeça, é claro.
Essa alternância reflete bem a irregularidade do time. Não apenas entre as partidas em casa e no campo adversário, mas também ao longo de um mesmo jogo.
Falando em irregularidade, Diego Souza foi bem desta vez. Muita luta e alguns lance de qualidade na armação do ataque. Alex Mineiro começou mal mas depois se recuperou e Kleber foi bem, assim como Leandro.
A defesa foi só voluntarismo. Sandro Silva perdido em campo deixava para Martinez sozinho o combate a frente da área. E os três zagueiros não sabiam a quem marcar.
Novamente notei o quanto faz falta um bom banco. Com a Portuguesa partindo ao ataque, Luxemburgo lançou Denílson e Maicosuel. Como era de se esperar ambos nada fizeram e o time caiu de produção.
Nota negativa para a torcida que não compareceu ao nostálgico Pacaembu. Pouco mais de 8 mil torcedores foram ao jogo, incluindo os da Portuguesa, em um belo domingo de sol. Um time que luta pelo título merece mais apoio da sua torcida.
Com Leandro suspenso para o próximo jogo, contra o Atlético-PR, é fundamental a recuperação de Élder Granja, pois o time perde capacidade defensiva e criatividade quando vai sem seus dois laterais. A volta de Pierre também traria mais proteção para zaga. Espero que eles se recuperem a tempo.