A assessoria de imprensa do Palmeiras divulgou, e a imprensa repercutiu, notícia do título internacional alcançado pelo Palmeiras sub-16 no Japão, bem como o “sucesso absoluto na base” com as campanhas no regional em todas as categorias. Mas devagar com andor que o santo é de barro!
Parabéns aos meninos na conquista do Torneio Internacional de Hokkaino, mas dizer que o dito torneio “tem importância relativa a uma competição mundial da categoria” é um grande exagero. Curiosamente o assessor de imprensa não incluiu na nota o segundo lugar que o time alcançou em outro torneio no Japão nesta mesma excursão.
Já a decantada liderança nos regionais acontece sim nas categorias sub-11 e sub-13. Mas os times ainda estavam na primeira fase e os adversários, em ambas categorias, foram Portuguesa, Nacional, São José, Juventus e Flamengo. A coisa só vai esquentar depois da próxima fase, nas oitavas-de-final.
O mesmo acontece com o sub-15 e sub-17. Ambos estão na vice-liderança ainda da primeira fase, onde os adversários são Paulista, Barueri, Osasco, São Caetano, Flamengo, Taboão da Serra e Nacional.
Finalmente o sub-20 é apenas terceiro colocado no grupo com Paulista, XV de Piracicaba, Hortolândia, Guarani, Portuguesa, Barbarense e Rio Branco.
Torço muito para que o Palmeiras comece a revelar jogadores, mas vendo os jogos do sub-20 fica claro que muito pouco poderá ser aproveitado no próximo ano. Os dirigentes deveriam se esforçar mais no desenvolvimento das bases ao invés de plantar factóides auspiciosos.