6 de agosto de 2008

Manutenção da base atual

É difícil seguir a linha de raciocínio de Luxemburgo. Não porque a mesma seja hermética ou complexa, mas porque ele já deu demonstrações de, por vezes, falar uma coisa e depois fazer o oposto.

Em sua entrevista de hoje o técnico disse já estar com uma boa base para o próximo ano: “Estamos formando um elenco. Iniciamos o trabalho em janeiro e estamos criando um elenco fazendo uma base para no próximo ano sermos mais fortes”, projetou o técnico. “Queremos ter 70%, 80% da base toda, com jogadores já maduros com um ano de clube e outros jovens. Agora, fazemos um processo de contratação visando o momento. Alguns vão ficar, outros não, mas temos um grupo definido para darmos um tiro certo”.

Recordo-me que ao chegar ao time Luxemburgo não perdia oportunidade de elogiar o elenco que encontrou, qualificando-o como “excelente base deixada pelo Caio Jr.”. Essa afirmação era sem dúvida um exagero, tanto que o elenco já recebeu 18 novos jogadores desde a chegada do técnico.

Não podemos saber o que passa na cabeça dele. Uma possibilidade é que ele esteja apenas motivando o elenco, tanto quando de sua chegada quanto agora. Porém é fato que manter elencos entrosados é caminho certo para uma maior competitividade no futebol, sempre que haja em equilíbrio de qualidade neste elenco. Portanto, esperamos que, desta vez, seja essa mesma a intenção da comissão técnica, até porque a qualidade do elenco é superior a do ano passado.

Mas para tanto os dirigentes terão que fazer um esforço na manutenção de sete jogadores entre os dez que tem contrato encerrado no final deste ano. São eles: Valdivia que os dirigentes parecem desesperados para vender. Alex Mineiro com contrato encerrando no final do ano e, pela idade mais avançada, desejoso de reforçar o pé-de-meia no exterior. E, finalmente, Elder Granja, Martinez, David, Léo Lima, Leandro e Kleber também têm contratos encerrando-se no final do ano, sendo que os últimos dois tem seus passes presos a equipes do exterior. Já Wendel, Denílson e Preá com contrato por vencer não farão falta, principalmente os dois últimos já que Wendel pode ser uma opção para a lateral-direita.

Caso consiga manter estes jogadores e ainda reforçar o elenco com 3 ou 4 jogadores de qualidade o Palmeiras será sem dúvida muito mais forte em 2009.