É triste ver a ansiedade do Palmeiras em vender seu principal jogador por um abaixo valor. Valdivia pode render muito mais para o Palmeiras se deixasse sua eventual transferência para o próximo ano. Senão vejamos:
1.Valdivia é querido por muitos e seu estilo de jogo atrai público, contribuindo na arrecadação dos jogos e venda de camisas.
2. As chances de levantar o campeonato brasileiro e fazer uma boa participação nas Libertadores são muito maiores com ele no time. E time competitivo com chances de título também representa maior arrecadação.
3. O crescimento do Palmeiras no cenário local atual ajuda a valorizar o seu passe. Se ele se valorizou com o título paulista, quanto poderia valorizar-se com o eventual título nacional ou continental?
4. Valdivia esteve afastado da seleção chilena, o que manchou seu currículo e, conseqüentemente, afetou negativamente o valor do seu passe. A pena imposta pela confederação chilena está por terminar e logo ele voltará a disputar os jogos das eliminatórias, ou seja, jogos de alta visibilidade. Isso seguramente deve aumentar o seu valor percebido.
5. Após as Libertadores Valdívia terá somente 25 anos, ou seja, ainda na fase áurea de sua carreira e do seu valor.
6. Não há um substituto preparando no elenco. Evandro e Maicosuel acabaram de chegar e tenho dúvidas quanto ao seu potencial. Deyvid, aparentemente melhor que os outros dois, também ainda tem muito que provar e vem de um longo período de inatividade pós-cirurgia. O time precisa buscar, com calma e antecedência, um meia canhoto para fazer a futura dupla com Diego Souza após a eventual saída do chileno.
7. Valdivia é um dos poucos remanescentes do elenco cujo valor de repasse será totalmente do Palmeiras. Há que maximizá-lo. Ele está apenas completando dois anos no clube. Até times de menor envergadura seguram por mais tempo seus valores, vide o caso Keirrison-Coritiba ou Diego-Portuguesa.
8. O Palmeiras já não vendeu bem o Diego Cavalieri, pois o deixou na reservas para depois negociá-lo, ou seja, depreciou o ativo para depois vendê-lo na baixa. Também sumiu com o Wendel quando ele tinha alguns interessados e agora seu valor despencou. Não dá para continuar errando assim, principalmente com a grande estrela do time.
9. O valor pedido pelo Palmeiras é muito baixo. Apenas para ficar em poucos exemplos: Como pode um meia criativo e decisivo como ele valer o mesmo que o Henrique, bom zagueiro bom mas ainda em formação? Ou como pode o Corinthians ter vendido o Willian, recém promovido das bases, por um valor maior do que o que pedem pelo Valdivia? Vender por menos que o São Paulo conseguiu no lateral direito Ilsinho?
10. Antes de desesperar-se e fazer um péssimo negócio para sanar dívidas o Palmeiras deveria limpar seu plantel e fechar as portas para a enxurrada de atletas de valor duvidoso que estão ingressando no elenco e inchando a folha de pagamento . Também tem que repensar se vale a pena pagar uma fortuna para comissão técnica do profissional. Do jeito que vai corre o risco de vender o Valdivia por uma valor baixo, deixar de arrecadar mais e continuar escoando mensalmente seus fundos em despesas de nenhuma produtividade ou baixo retorno.
Manter o elenco atual, mesmo com as falhas existentes, será importante diferencial na busca do título da Série A, e creio que não há dúvidas de que o Valdivia trará maior retorno financeiro no futuro do que agora. Os dirigentes devem pensar em vender o Valdivia apenas no próximo ano.