23 de fevereiro de 2011

As carências do elenco vão aumentar

Se Felipão anda desesperado por contratações agora, imaginem como será na metade do ano. Depois de receber seis novos jogadores, o técnico e dirigentes ainda não corrigiram as velhas e conhecidas ausências de um meia esquerda e um centroavante no elenco. Na metade do ano outros jogadores deixaram a equipe, requerendo novas contratações:

Danilo "Cuspe": Aparentemente já negociado com a Udinese-ITA. Com sua desejada saída o elenco ficará com três zagueiros: Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Leandro Amaro. Como Gualberto e Mayko ainda não aprovaram, e o retorno de Mauricio não anima, será necessário recorrer ao mercado.

Luan: Seu empréstimo termina em julho próximo e não faz sentido gastar dinheiro para tirá-lo do Tolouse-FRA. Sua saída vai aumentar a necessidade de um meia esquerda.

Marcos Assunção: Vive o seu canto da cigarra com os gols de falta. Com razão tentará extrair o máximo de uma eventual renovação do seu contrato que também termina em julho. Mas o Palmeiras não deveria gastar dinheiro com um semi-aposentado. Marcos Assunção já pouco corre em campo e esticar o contrato será um erro. A profusão de volantes no time não demanda a contratação de um substituto para esse jogador.

Dinei: Se Felipão não inventar de renová-lo uma vez mais ele sai no final de junho. Não faz diferença no time.

Como ficaria o elenco com estas saídas:

Goleiros: Deola, Bruno Cardoso, Fábio e Marcos
Lateral Direito: Cicinho e Luis Felipe
Zagueiro: Mauricio Ramos, Thiago Heleno e Leandro Amaro
Lateral Esquerdo: Gabriel Silva e Andrade
Volante: Pierre, Márcio Araújo, Chico, Rivaldo, Tinga, João Victor e Bruno TurcoMeia: Valdivia, Lincoln, Patrik Camilo e JeanAtacante: Kleber, Adriano, Pardalzinho, Vinícius e Miguel


Os juniores ou ex-juniores em negrito são ainda grandes incógnitas. As menores carências, ao menos quantitativamente, estariam no gol e na posição de volante. Também sobram segundos atacantes, justamente a posição de Maikon Leite que teoricamente juntar-se-ia ao elenco em julho. As lacunas evidentes estariam na zaga (de preferência um canhoto), meia esquerda e centroavante. Portanto, três prioridades para eventuais contratações. Nas laterais arriscar-se-ia com as incógnitas Luis Felipe e Andrade como reservas.

Como Felipão adora volantes pode-se imaginar o seu time jogando num 4-3-1-2, com a possibilidade de variar num 4-4-2 caso tenha o seu meia esquerda. A primeira formação teria: Deola; Cicinho, Mauricio Ramos, Novo Zagueiro, e Gabriel Silva; Pierre, Tinga e Chico; Valdivia; Kleber e Novo Centroavante. Na segunda formação entraria o Novo Meia Esquerda e sairia Chico. O time reserva da escalação acima teria: Bruno Cardoso; Luis Felipe, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Andrade; Márcio Araújo, João Vitor e Rivaldo; Lincoln; Maikon Leite e Adriano.

Ainda sobrariam no elenco o aposentado Marcos, os juniores Bruno Turco, Jean, Vinícius e Miguel, o esforçado Patrik Camilo e o folclórico Pardalzinho.