20 de dezembro de 2010

Juniores fazem final com o Cruzeiro



Os juniores do Palmeiras farão a final do Campeonato da Brasileiro Sub-20 contra o Cruzeiro nesta terça-feira às 18h00 com transmissão pelo SporTV. A vitória por 3 a 1 – gols de Tindurim, Francinei e Rodrigo Pereira – sobre Vitória-BA ontem credenciou o time para tal. A equipe foi formada por: Pegorari; Rafael Nunes, Mayko (João Victor), Wellington e Andrade; Didi, Zé Igor (Julio César), Felipe Bertoldo (Rodrigo Pereira) e Francinei (Guilherme Silva); Tindurim e Caio Mancha (Vitor Romano).

É bom lembra que este campeonato é mais significativo do que a Copa São Paulo. Em primeiro lugar os jogadores têm até 20 anos de idade, contra a idade máxima de 18 anos da Copinha, fazendo com que este grupo de atletas esteja com maior proximidade de um eventual aproveitamento no time de cima. Além disso, a competição é disputada pelas 20 equipes da Séria A (exceção do São Paulo que não teve interesse e cedeu seu lugar), evitado o circo observado na Copa São Paulo com seus 92 inscritos.

Vejamos um pouco dos titulares desta equipe e sobre o potencial demonstrado por eles:

Pegorari: Assumiu a posição de Borges que falhou bastante nas finais do estadual. Mas Pergorari não mostra porte ou técnica que impressionem.
Rafael Nunes: O atleta mais jovem do grupo (17 anos) ainda mostra timidez.
Mayko e Wellington: Os dois zagueiros mostram boa evolução e merecem ser observados.
Andrade: Já há bastante tempo no Palmeiras e nunca mostrou grande potencial.
Didi: Um dos melhores do time. Aplicação tática, inteligência defensiva e boa saída de bola.
Zé Igor: Tem excelente porte físico e bom passe, mas não apóia com muita qualidade.
Gilsinho: Tem habilidade, mas parece faltar-lhe visão de jogo na maior parte do tempo.
Francinei: Canhoto, também habilidoso, mas some durante a partida.
Tindurim: Acabou de chegar e tem contrato até maio. Veio para aproveitar a transmissão televisiva desta competição. Tem mostrado oportunismo, mas é falho no passe e cruzamentos, e excessivamente individualista.
Caio Mancha: Ainda não mostrou instinto de matador tão necessário para a posição. Emprestado pelo Bandeirante-SP, tem contrato até o final de janeiro.


A força deste time na competição tem sido o conjunto e aplicação. E ninguém demonstrou estar apto a ser promovido para o time principal. Os dois zagueiros, Didi e Francinei são os que mostram maior potencial, mas precisam ainda evoluir neste ano que lhes resta no sub-20.

O time acima não conta com dois grupos de jogadores: os atletas que tem participado do time de cima, e os mais novos que estão se preparando para a Copa São Paulo.

Neste primeiro grupo temos:

Luis Felipe: lateral-direito que pode ser o reserva imediato de Vitor no próximo ano.
Gabriel Silva: atual titular da lateral-esquerda.
Patrik Camilo: o meia-atacante tem mostrado pouca qualidade e deveria ser emprestado.
Vinícius: atacante ainda muito jovem que precisaria ser aprimorado nas bases.
Bruno Turco: volante veloz e dinâmico.
Fernando: também volante mas muito limitado tecnicamente.Parece ter "padrinho" forte dentro do clube.
Ramos: meia canhoto de chute forte


No grupo dos mais jovens, destacados para a Copinha, aparecem os atacantes Miguel e Patrik Vieira (canhoto) e os meias Jean (canhoto) e Diego Souza, os volantes Christian e Alexandre, e os laterais Bruno Antunes e Hugo (canhoto).