22 de setembro de 2010

A torcida do Palmeiras segue definhando

A última pesquisa coordenada pelo Lance!/Ibope foi publicada em maio mas ainda há tempo de tecer alguns comentários. A amostra composta de 7.901 entrevistas no território nacional representa o universo populacional (homens e mulheres) acima de 10 anos de idade. Esta foi a quarta edição da pesquisa. As anteriores foram realizadas em 1998, 2001 e 2004.

A boa notícia é que o Palmeiras ainda é a quarta maior torcida do país. São 11,6 milhões de palmeirenses acima de 10 anos, ou 6,0% do universo pesquisado:

De agora em diante é só má notícia. Para começar, não se pode mais falar em 15 milhões de palmeirenses. Devemos agora mal passar os 13 milhões de torcedores se incluirmos a população até 9 anos de idade (ver nota ao final).

O time tem a terceira maior torcida do estado de São Paulo, mas a tendência não é boa. Hoje o Corinthians e São Paulo já têm, respectivamente, o triplo e o dobro de torcedores do que o Palmeiras dentro do estado. E o Santos não está tão atrás assim:

O pior é ver a tendência de queda do Palmeiras enquanto as outras agremiações sobem. Depois da fila sem títulos entre 1976 e 1993, a torcida reagiu na era Parmalat (Santa Parmalat!) subindo de 14% dos torcedores paulistas em 1998 para 15% em 2001 (ver gráfico abaixo). Mas a multinacional foi embora no ano 2000 e as gangues de Mustafá e Belluzzóquio afugentaram os novos torcedores, com a participação acima caindo drasticamente para 11,8%. A continuar nesta toada, e se o Santos seguir montando equipes mais competitivas, não tardará muito para o Palmeiras ser a quarta maior torcida no estado de São Paulo. Segue o gráfico mostrando a evolução destas torcidas nas quatro edições da pesquisa:
Caso não haja uma reviravolta no clube, este processo de encolhimento irá acelerar fortemente. Isso por que a torcida do Palmeiras envelheceu. Sem equipes competitivas e com dirigentes incompetentes e corruptos até as entranhas, os jovens se afastam do time. Daí ter apenas 4,8% dos torcedores entre 10 e 15 anos de idade, sendo ultrapassado pelo Cruzeiro como a quarta maior torcida dentro desta faixa etária, ou ainda ver o São Paulo com quase três vezes mais torcedores do que o Palmeiras. Segue os gráficos com o percentual de torcedores entre a população com mais de 50 anos e os jovens entre 10 e 15 anos de idade:

Tudo tem um preço na vida. Os anos de desmandos e roubalheira dos sacomanis, mustafás e belluzzóquios trazem suas conseqüências. Sem a Parmalat o time conquistou apenas um mísero título paulista desde 1976, e os novos torcedores não se sentem atraídos por uma equipe perdedora e um clube afundado na imoralidade. É preciso reagir para evitar um fim melancólico àquela que já foi uma grande agremiação.

Nota: Se formos otimistas e aplicarmos os mesmo 4,6% de torcedores de 10 a 15 anos sobre os estimados 35 milhões de crianças até 9 anos, teríamos mais 1,6 milhões de palmeirenses. Fazendo que o total de palmeirenses alcançasse 13,2 milhões no país.