13 de setembro de 2010

Nuvens negras no horizonte

O cenário do filme já está armado e o enredo, infelizmente, é um velho conhecido. Explico. Técnico e dirigentes passaram a última semana ameaçando o elenco com dispensas no próximo ano caso os resultados não aconteçam. Na pesada sessão de lavagem de roupa suja no meio da semana passada, Felipão disse que "quem não tivesse vergonha na cara que deixasse o Palmeiras", e na mesma reunião um dirigente afirmou diante do elenco e do técnico que "manda tudo mundo embora menos o Felipão". E ontem, na entrevista coletiva, o técnico voltou a deixar claro que muitas peças do atual elenco podem ser dispensadas em dezembro.

Pronto. Eis o cenário já montado para inúmeras dispensas e contratações em 2011. Até aí nada de novo, afinal nestes, ainda incompletos, quatro anos da gangue de Belluzóquio à frente do futebol do clube a média tem sido de 19 contratações por ano, ou seja, praticamente um novo elenco a cada ano. A máfia de Mustafá tinha o mesmo enredo, apenas um pouco menos ambicioso, com uma média de 14 contratações anuais nos sete anos pós-Parmalat. Mustafá usou suas inúmeras contratações para desviar a pequena fortuna que a multinacional italiana havia deixado nos cofres do clube. Já Belluzzóquio e sua gangue recorrem aos empréstimos bancários para terem de onde se locupletarem (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2010/07/novilingua-de-belluzzoquio.html). Outra conseqüência natural, e já conhecida, deste primor de planejamento será uma reforçada "caçamba", ou seja, os jogadores dispensados seguem dependurados no clube, simplesmente encostados ou emprestados a outros clubes com os salários pagos integral ou parcialmente pelo Palmeiras. No atual elenco principal, apenas Fabrício tem contrato encerrando-se em dezembro, os contratos de Marcos Assunção e Luan vão até meados de 2011 e todos os demais vão até no mínimo até o final de 2011, sendo que o da maioria ultrapassa 2013.

Mas sim há uma novidade neste já conhecido filme de horror. Em janeiro o clube volta a ter que pagar sua milionária recém contraída dívida (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2010/08/fazendo-as-contas-do-ultimo-golpe.html), e com os vencimentos do atual elenco já sofrendo atraso, principalmente, após a incorporação dos despropositados custos de Felipão, Valdivia e Kleber, é de se perguntar de onde virá o dinheiro para bancar o time e fazer as novas contratações?