26 de setembro de 2010

Flamengo 1 x 3 Palmeiras

Mais que a vitória o Palmeiras mostrou evolução ontem no Rio. O resultado de 3 a 1 contra o Flamengo – dois gols do Kleber e um do Lincoln – foi conquistado com facilidade pela superioridade do time ao longo de toda a partida. Com Kleber, Tinga e, principalmente, Valdivia inspirados os gols saíram com tranqüilidade. E a defesa mostrou-se mais consistente com Fabrício no lugar de Maurício Ramos e Danilo "Cuspe" deslocado para a direita. A saída de Rivaldo também ajudou a diminuir o número de passes errados e melhorar a marcação no setor esquerdo. Mas o principal mesmo foi a boa participação das principais peças do elenco: Valdivia, Kleber, Lincoln e a promessa Tinga. Os quatro precisam jogar.

Deola: Não comprometeu e fez uma boa defesa.
Vitor: Mais preso a marcação. Não comprometeu.
Danilo "Cuspe": Partida sóbria. Parece cometer menos erros quando jogo pelo setor direito.
Fabrício: Um tanto afobado, mas deveria ser mantido no lugar de Maurício Ramos.
Gabriel Silva: Partida apenas regular. Mas deve ser mantido.
Edinho: Joga melhor quando não tem Pierre ao seu lado. Os dois juntos batem cabeça na entrada da área.
Marcos Assunção: Dá qualidade na saída de bola e apresenta a expectativa de bola parada. Mas se movimentou muito pouco.
Márcio Araújo: Muita disposição. Taticamente marcou o lateral Léo Moura que vinha sendo destaque do adversário. Rivaldo: Entrou ao final e fez uma boa assistência. Só espero que isso não dê ao Felipão a desculpa de colocar-lo de volta no time.
Tinga: Boa partida. Marcou bem e apareceu no ataque com eficácia.
Valdivia: O nome do jogo. Armou o time e, de quebra, roubou grande quantidade de bolas. Lincoln: Em pouco tempo, e ainda sem ritmo, lembrou como pode ser importante ao time.
Kleber: Com Valdivia armando pode jogar mais próximo da área, e o fez com muita eficiência e dois gols.


Felipão parece ter encontrado o seu time:
  • Nas laterais tem que usar suas únicas opções no elenco que são Vitor na direita e Gabriel Silva na esquerda. Chega de improvisações.
  • Na zaga Danilo "Cuspe" e Fabrício devem seguir. O primeiro parece mais consistente jogando pela direita e o segundo é o único zagueiro canhoto no elenco.
  • No meio Edinho é o melhor cabeça de área, Tinga o melhor segundo volante e Marcos Assunção torna as jogadas de bola parada mais eficientes.
  • E, mais à frente, Valdivia, Lincoln e Kleber dão qualidade.

Assim o time poderia jogar num 3-4-2-1 com Deola; Danilo "Cuspe", Edinho e Fabrício; Vitor, Tinga, Marcos Assunção e Gabriel Silva; Valdivia e Lincoln; Kleber. Ou, com as mesmas peças, atuar num 4-4-2 recuando os laterais, avançando Edinho, trazendo Lincoln para o meio e deixando Valdivia mais a frente com Kleber. Márcio Araújo seria o 12º jogador do time podendo entrar como volante ou lateral direito, ou ainda no lugar de um dos meias, avançando Tinga.

Não é um grande time, mas é mais do que o suficiente para ganhar a Sulamericana com facilidade. E esse deve ser o foco do time, afinal, não há reservas à altura e Felipão não deveria arriscar desnecessariamente perder suas principais peças nesta reta final de temporada.