4 de setembro de 2010

Boas chances de classificação para a Libertadores

Com o fechamento da janela de transferência com o mercado europeu, já dá para avaliar as chances dos times na Série A. No começo do campeonato as chances do Palmeiras eram nulas de título e pequenas de classificação para a Libertadores. Com as alterações nos elencos e com um turno quase já rodado, estas chances mudaram: o time ganhou um técnico e dois importantes reforços (a última pá na quebra financeira do clube). Ao passo que outros times, perderam importantes jogadores, ou sofreram nas mãos de técnicos inescrupulosos como o caso do Atlético-MG, onde Luxemburgo aplicou seu velho golpe de "movimentar o mercado". Outro fator que ajudam, e muito, nas chances do Palmeiras é a já classificação do Internacional e Santos para a Libertadores. Então como ficam as coisas?

Fluminense e Corinthians, apesar de seus elencos medíocres, saem na frente por conta de suas atuais posições na tabela. São equipes que definiram antes seus elencos e melhor aproveitaram o início da competição. Assim têm boas chances não só de classificação para a Libertadores como também de disputar o título.

O Internacional também tem chance de disputar o título, pois tem o elenco menos ruim atualmente. Já o Santos perdeu Paulo Ganso, Robinho, André e Wesley e vê suas chances de tríplice coroa reduzirem-se. Como dito acima, ambos não contam mais para efeito de Libertadores.

Restariam assim duas vagas para a Libertadores a serem disputadas por, segundo a atual ordem na tabela, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo.

Botafogo tem um técnico competente que está extraindo o máximo do seu fraquíssimo material humano. É difícil que mantenha o atual fôlego quando as contusões começarem a exigir mais do elenco. O Cruzeiro tem elenco mais equilibradinho, mas o técnico é um perdedor nato.

São Paulo e Flamengo jogam com a força de suas torcidas (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2009/09/os-times-que-tinham-obrigacao-de-irem.html) mas passam por momentos difíceis: o primeiro ainda sem técnico e o time carioca com o seu recém estreando (com derrota).

Creio que o Palmeiras sai na frente neste grupo de concorrentes àquelas duas vagas. Para tanto Felipão precisa proteger o time dos dirigentes e não permitir que estes façam mais estragos, principalmente no que se refere aos vencimentos dos atletas.