No campo encharcado de Rio Claro, onde pouco se jogou futebol neste domingo, o Palmeiras perdeu para o então lanterna do campeonato por 1 a 0. As más condições do gramado atrapalhou ambos os times, mas além disso o Palmeiras voltou a apresentar suas limitações ofensivas e introduziu neste jogo dois novos problemas: as laterais e dupla de volantes. Wendel e Eduardo não podem ser titulares nas laterais do time. Wendel não possui as características de um lateral e não será na véspera de completar 29 anos que irá aprender. Além de limitado tecnicamente, Eduardo não tem a disciplina tática de Wendel. Por pior que possa parecer, fato é que Figueroa e Pablo Armero ainda são os melhores laterais disponíveis no elenco. Quanto aos volantes, Edinho e Souza são clones piorados do Pierre: dedicam-se na marcação sem a eficácia daquele e também não sabem apoiar. Com isso o time ficou reduzido aos dois meias, mas Cleiton Xavier não adaptou-se ao gramado e Diogo Souza mostrou-se novamente apático. Assim a derrota, apesar de surpreendente, acabou sendo merecida.
Marcos: Falhou no gol ao dar seu patético "pulo no lugar" ao invés de tentar defender com os pés. E olha que a bola já vinha na direção de sua perna.
Wendel: Péssima partida. Willian: Pouco tempo.
Léo: O que melhor adaptou-se ao gramado encharcado jogando com eficiência sempre.
Danilo: Apanhou das poças d'água.
Eduardo: Jogou uma faixa estreita do gramado priorizando os toques laterais, ou seja, nada fez.
Edinho: Não encontrou uma posição para jogar.
Souza: O péssimo futebol de costume e falha gritante no gol. Ivo: Até agora não entendeu que não era jogo para carregar a bola.
Cleiton Xavier: Lúcido no primeiro tempo mas sucumbiu ao gramado na última etapa.
Diego Souza: Pelo porte físico poderia ter se imposto mais na partida. Não o fez.
Lenny: Não tinha físico para aquele gramado. Marquinhos: Só correria.
Robert: O time deveria ter explorado melhor seu jogo aéreo, mas não havia quem cruzasse a bola com eficiência.
Agora o time tem que vencer as duas próximas partidas em casa para encostar-se ao G4. O primeiro jogo é o mais importante, pois o Santo André tem oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras. E a segunda partida será contra o atual lanterna, Sertãozinho. A volta dos titulares, principalmente Pierre e Márcio Araújo, deve facilitar bastante esta tarefa de casa.