Caso seja confirmada sua contratação, Ewerthon será o melhor atacante do atual elenco. Sei que isso não é nada difícil, mas Ewerthon já mostrou em sua carreira que pode jogar em alto nível. Depois de despontar no Corinthians foi vendido ao Borussia Dortmund-ALE em 2001 e logo no seu primeiro ano foi eleito o melhor atacante do campeonato alemão. E ele tinha apenas 21 anos de idade. Nos dois anos seguintes foi eleito o 12º e 16º melhor atacante na Alemanha, caído para e 30ª posição na temporada 2004/05. Aí o time alemão o vende ao Zaragoza da Espanha. Na sua primeira temporada espanhola Ewerthon é titular da equipe e marca 12 gols. Porém no ano seguinte vai para a reserva apesar da boa temporada do Zaragoza que se classificou para a Copa UEFA. Na temporada seguinte Ewerthon é emprestado ao Stuttgard-ALE e Espanyol-ESP mas não consegue se firmar como titular em nenhuma das duas equipe se só faz dois gols ao longo do ano. Na temporada passada voltou ao Zaragoza e ajudou a equipe a subir de volta para a primeira divisão sendo o artilheiro da competição. E nesta temporada voltou para a reserva do time, apesar do Zaragoza brigar contra o descenso, perdendo definitivamente seu espaço com a contratação do chileno Suazo, que estourou o limite de jogadores fora da comunidade européia.
Ewerthon não vive um grande momento em sua carreira. Nos últimos quatro anos conseguiu apenas ser titular e contribuir com seus gols durante a disputa da segunda divisão espanhola. Completando 29 anos em julho próximo, Ewerthon disputou sua última partida em meados de dezembro, e precisaria de algum tempo para colocar-se em forma.
O jogador já mostrou o seu potencial, e apesar da queda nos últimos anos, pode voltar a destacar-se no baixo nível do futebol jogado no Brasil. E certamente é melhor do que Robert, Marquinhos, Lenny e Daniel.