Ao menos para o campeonato paulista o elenco do Palmeiras está fechado. Infelizmente os dirigentes uma vez mais demonstraram sua incapacidade de qualquer arremedo de planejamento e não conseguiram corrigir as principais carências do elenco, principalmente no ataque. Vejamos cada posição e as atuais alternativas e carências dentro do elenco principal:
Goleiro
Os três arqueiros do ano passado foram mantidos: Marcos, Bruno Cardoso e Deola. Infelizmente nenhum inspira a confiança que outrora imperava no gol do Palmeiras. Marcos está em franca decadência e hoje se destaca mais pela verborragia e como elemento desagregador dentro do elenco do que em campo. Bruno ainda não correspondeu às expectativas nas oportunidades que teve, e Deola nunca foi uma grande promessa. De qualquer forma havia outras prioridades para reforçar a equipe e não se deveria mesmo fazer contratações para esta posição. Penso apenas que poderiam vender Deola e dar espaço para Rafael Alemão, como forma de economizar no custo do elenco e graduar as idades dos três goleiros.
Outra medida necessária é escalar Bruno em mais oportunidades e assim confirmá-lo como novo titular para 2011 ou buscar um novo goleiro no mercado.
Lateral Direito
Figueroa e Wendel foram mantidos, mas infelizmente o primeiro caiu muito de produção (que nunca fora espetacular) e tudo indica que não terá seu contrato renovado na metade do ano. Já Wendel é, pela versatilidade e aplicação tática, uma boa opção de banco mas nunca titular. Uma contratação será necessária para o segundo semestre. Deveria ser um atleta para titularidade, com Wendel na reserva. Wendel não teria o contrato renovado para 2011, abrindo espaço para Luis Felipe do sub-20.
Zagueiro
Há quatro jogadores para as duas posições: Léo, Maurício Ramos, Danilo e Gualberto. Edinho também pode ser deslocado para a posição, sendo uma quinta alternativa para a zaga. Maurício Ramos e Danilo são remanescentes do ano passado. Apesar do Palmeiras ter pago R$4,5 milhões por 65% da dupla Maurício Ramos e Danilo, ambos são jogadores no máximo medianos. Digo que o Palmeiras os comprou mas isso não é certo, fato é que hoje em dia ninguém sabe mais como são feitas as negociatas no clube. O promissor Léo juntou-se ao grupo. Apesar do preço exorbitante (perdão de uma dívida de R$6,5 milhões com o Grêmio) trata-se hoje do único zagueiro promissor no elenco. Gualberto é apenas uma grande incógnita visto que atuou apenas um punhado de vezes na zaga do sub-20 (sua posição original é de volante). Léo e Gualberto substituíram Edmílson, Marcão e Maurício. Apenas as expectativas sobre Léo tornam a mudança positiva. Infelizmente não houve redução de custo uma vez que o Palmeiras segue devedor de Edmilson e Marcão pelo período integral de seus contratos que terminariam apenas no final deste ano.
Outro aspecto negativo nesta zaga é a carência de atletas canhotos. A contratação de um grande zagueiro canhoto para substituir Gualberto no elenco seria ideal, mas estes são jóias raras no mercado.
Lateral Esquerda
Pablo Armero foi mantido, Gabriel Silva promovido e contrataram por empréstimo Eduardo. Pablo Armero pode ser muito útil mas precisa recuperar o futebol que chegou a mostrar no primeiro semestre do ano passado. Gabriel Silva é muito promissor e deve ir entrando aos poucos no time. Já Eduardo sobra no elenco e não passa de uma negociata dos dirigentes.
Volante
Na posição de cabeça-de-área temos Pierre, Edinho e Souza. Pierre é o titular óbvio. Edinho é seu reserva com as mesmas características de força na marcação e debilidade ofensiva. Já o ainda mais limitado Souza sobra para a posição e deveria ser negociado.
Para segundo volante há Cleiton Xavier, Márcio Araújo e Anselmo. Cleiton, que também pode jogar de meia, é fácil o titular com Márcio Araújo na sua reserva. O ex-jogador do Atlético-MG tem se mostrado melhor marcador que Cleiton Xavier, podendo facilmente jogar na cabeça de área, mas muito inferior a este na armação das jogadas. O promissor Anselmo ainda carece de oportunidades para demonstrar sua utilidade.
Também aqui nota-se a ausência de atletas canhotos que pudessem cobrir e criar melhor naquela faixa do campo. Deveriam ter contratado um canhoto ao invés do caro e limitado Edinho, mas agora é tarde.
Meia
Diego Souza é o principal meia destro e tem o mantido Deyvid na reserva. Ao invés de um grande meia canhoto, os dirigentes trouxeram Lincoln para a posição. Trata-se de um excelente jogador destro, mas sua ausência dos gramados há quase um ano aliada a sua idade e famosa indisciplina o transformam em uma incógnita. Para a reserva de Lincoln há dois canhotos, William e Ivo. O primeiro foi uma grande revelação nas bases, mas ainda não conseguiu vingar e vem desperdiçando as oportunidades que tem tido este ano. Ivo é apenas mais uma negociata.
Ataque
Do ano passado ficaram apena os então reservas Robert, Marquinhos, Lenny e Daniel. E juntaram-se a este débil grupo Ewerthon e Joãozinho. A primeira coisa que chama atenção é a ausência de um jogador de área. Robert é o único que pode tentar fazer esta função, mas é um jogador sabidamente medíocre. Do grupo acima Ewerthon é a esperança de um bom segundo atacante. Marquinhos e Lenny chegaram como promessas, mas até hoje não atenderam as expectativas. Daniel e Joãozinho não deveria pertencer ao elenco.
Sem dúvida o ataque era a posição mais crítica do time no ano passado, e foi severamente deteriorada com a saída de Vagner Love. O elenco ainda carece de duas contratações para o setor.
Entendo que o time titular deveria hoje jogar com:
Marcos (revezando com Bruno Cardoso)
Figueroa
Léo
Danilo
Pablo Armero
Pierre
Cleiton Xavier
Lincoln
Diego Souza
Ewerthon
Robert
Fica fácil de observar que a defesa é mediana, o meio de campo forte e o ataque débil. E os problemas do elenco ficam ainda mais visíveis quando tentamos montar o time reserva, principalmente no ataque:
Rafael Alemão
Wendel
Maurício Ramos
Edinho
Gabriel Silva
Márcio Araújo
Anselmo
William
Deyvid
Lenny
Marquinhos
Com 29 jogadores, o elenco principal não tem nenhum problema quantitativo, mas sim várias carências qualitativas priorizadas da seguinte maneira:
1. Atacante de área
2. Outro atacante de área
3. Meia canhoto
4. Lateral direito
5. Goleiro (caso Bruno não vingue)
6. Zagueiro canhoto
Portanto, independentemente do encerramento das inscrições para o campeonato estadual, os dirigentes devem seguir na busca de reforços pensando na Copa do Brasil, na sul-americana e, principalmente, no campeonato nacional. No meio do ano Figueroa e Marquinhos devem sair, e atletas úteis podem imigrar na abertura do mercado europeu. Mais uma razão para seguir na busca de atletas. Mas que sejam reforços reais e não negociatas para apenas enriquecer uns e outros.