28 de janeiro de 2010

Monte Azul 0 x 1 Palmeiras

Em um jogo horrível o Palmeiras vez o mínimo necessário para alcançar nova vitória, desta vez contra o Monte Azul por 1 a 0, gol de Cleiton Xavier cobrando pênalti. O melhor é que o time vai se mantendo nas primeiras posições ao longo destes sempre sofríveis inícios de temporada quando a falta de melhor preparo físico compromete a qualidade do futebol apresentado. A partida também serviu para dar experiência para os novos jogadores. Porém a baixa qualidade do jogo dificultou suas avaliações.
Importante observar que o time, jogando no 4-4-2, não tem nenhum problema em ter quatro zagueiros no elenco. Mesmo com três fora de combate pode-se adaptar um volante na função e trazer alguém das bases para compor o banco. Contratar mais um zagueiro seria desperdício de recursos. Melhor investir nas bases e ter sempre um forte sub-20 do qual içar peças em situações emergenciais. Elenco principal com não mais de 23 jogadores, dois para cada posição (três para o gol), e um sub-20 que treina lado-a-lado com os profissionais é o melhor modelo para o Palmeiras. A eficácia está na qualidade destes grupos e não na sua quantidade.


Deola: Não foi exigido em nenhum momento.
Figueroa: Apático, errando passes e sem força para chegar ao ataque.
Edinho: Mostrou a força e vontade que marcaram seu futebol no Internacional-RS.
Danilo: Partida tranqüila.
Gabriel Silva: Mesmo com a natural timidez ainda chegou mais ao ataque do que o experiente chileno pela direita. Eduardo: Jogou pouco tempo.
Pierre: A fragilidade ofensiva do adversário não exigiu muito de suas qualidades defensivas.
Márcio Araújo: Buscou dar qualidade na saída da defesa ao ataque, Poderia agredir um pouco mais.
Cleiton Xavier: O mais lúcido na armação do time apesar de pouco produzir de efetivo. Daniel: Não conseguiu completar suas jogadas.
Deyvid: Buscou armar o time junto com Cleiton Xavier com poucos resultados concretos.
Robert: A bola pouco o encontrou na área onde ele é mais efetivo.
João Arthur: Bastante acionado, principalmente na etapa complementar, não conseguiu dar boa seqüência as jogadas. Anselmo: Mostrou personalidade apesar do pouco tempo.


Domingo o time chega à quinta rodada em interessante partida contra o Corinthians valendo a liderança da competição. Pena que este jogo ocorra há menos de um mês do retorno das férias dos jogadores. A partir da sexta rodada creio que poderemos começar a cobrar um melhor futebol das equipes.