No começo do campeonato brasileiro considerei seis equipes como as candidatas ao título e vagas para a Libertadores: Internacional, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras. Entre estas considerei o Palmeiras como candidato para uma das vagas para o torneio, mas com menos chances ao título. Também fazia a ressalva com relação ao fechamento da janela de transferências internacionais e seu potencial impacto na competitividade destas equipes. Fechada a janela, e transcorrida mais da metade da competição, como ficaram estas equipes?
Internacional: Perdeu Nilmar para o Vilarreal, mas também trouxe reforços interessantes como Edu, Bolaños e Fabiano Eller. Ainda tem o elenco mais equilibrado do país. Seu problema está no banco: o técnico Tite é muito fraco. Apesar de perder-se me muitas competições paralelas a Série A (Copa do Brasil, Recopa Sul-americana, Copa Suruga e, agora, a Sul-americana), e sofrer com contusões e suspensões, o time segue próximo ao topo da tabela e candidato ao título.
Corinthians: Tinha um conjunto bem treinado, mas as vendas de André Santos, Cristian e Douglas desestruturaram a equipe. Somando-se isso a ressaca da conquista da Copa do Brasil e a fragilidade física de Ronaldo, o time ficou distante do título. Já está garantido na Libertadores.
São Paulo: Perdeu apenas um reserva de luxo na janela (Eduardo Costa), e também tem elenco mais equilibrado, ficando atrás do Internacional dada a carência de mais meias de qualidade. É candidato a título.
Cruzeiro: Foi, junto com o Corinthians, o time que mais perdeu jogadores – Gerson Magrão, Wagner e, principalmente, Ramirez. Dedicou-se integralmente a Libertadores e ficou muito atrás na tabela. Terá que fazer bela recuperação para voltar a Libertadores. Não vejo chances de título.
Grêmio: Única equipe que não sofreu baixas no elenco por conta da janela. Porém o time ainda não se encontrou na competição, principalmente jogando fora de casa. Acredito que tem chances de Libertadores, mas não ao título.
Palmeiras: Sofreu a perda de Keirrison, mas repôs a falta com Vagner Love. Além disso, teve dois grandes reforços: primeiro a saída de Luxemburgo, e depois a vinda de Muricy. Que pese as carências no elenco, é candidato ao título. No ano passado avaliava o elenco do Palmeiras como o melhor da competição, mas os sucessivos erros de Luxemburgo e passividade dos dirigentes afastaram o time da taça. Quem sabe agora, com um elenco algo inferior, não vinga o ano passado?
Além destas seis equipes, Goiás e Atlético-MG se assanharam no primeiro turno. Mas não vejo forças em ambos para buscar o título. Talvez apenas a surpresa do Goiás na Libertadores. Assim, vejo três candidatos ao título: Palmeiras, Internacional e São Paulo. E apostaria no Grêmio para a última vaga na Libertadores.