27 de julho de 2009

Palmeiras cai na Taça BH... e as bases seguem devendo

O Palmeiras até que saiu na frente, mas não resistiu e acabou tomando a virada. No final, 2 a 1 para o Santos e o time caiu nas oitavas-de-final da Taça BH. Com exceção do sub-17, o clube completou uma participação nada empolgante nos mais importantes torneios de meio de ano das categorias de base:

Taça BH (Sub-20): Desclassificado nas oitavas-de-final
Copa Brasil (Sub-17): Desclassificado na semi-final
Copa Brasil (Sub-15): Desclassificado na fase classificatória

O piro é a carência de talentos no sub-20, e, conseqüentemente, poucas esperanças de revelações no curto prazo. Nos juniores deste ano talvez apenas Luis Felipe, David e Gualberto possam dar algum retorno. Já no sub-17 despontam alguns atacantes como Miguel e Johanathan, mas temos que ainda aguardar alguns anos.

Nos últimos três anos as categorias de base em nada contribuíram para o elenco principal. Em 2007, ainda com o Caio Junior, estrearam no time de cima David, Beto e Marquinhos. Destes apenas David teve seqüência, mas depois foi seguidamente preterido por Gustavo da Traffic e prejudicado pelos dirigentes até abandonar o clube. Beto e Marquinhos tiveram pouquíssimas oportunidades e também deixaram o clube ao final de seus contratos.
Com Luxemburgo subiram os seguintes jogadores: Mauricio, Daniel, Felipe, Anselmo e Gabriel Silva. Mauricio teve poucas oportunidades e vem sendo a última opção para a zaga. Daniel quase não jogou e os outros três subiram agora, sendo que Anselmo e Gabriel Silva ainda nem estrearam no time. Ou seja, nenhuma contribuição para a competitividade da equipe ou cofres do clube promovida nestes últimos três anos.

PS: Paulo Miranda, Moacir e Souza, que chegaram a jogar no sub-20 não contam como jogadores pratas-da-casa. Os dois primeiros, pertencentes à Traffic, e não passaram de uma descarada tentativa de entreguismo também das bases. E Souza, foi formado e contratado junto ao Dom Bosco-MS.