25 de junho de 2009

Profissional B?

O novo site do Palmeiras ainda não traz jogos, classificação ou jogadores na seção Categorias de Base. Apenas lista os diretores e as diferentes comissões técnicas. E entre elas uma aterradora novidade: o Palmeiras B, rebatizado de Profissional B, parece estar voltando.

O Palmeiras B quase nada rendeu ao time nos seus nove anos de existência (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/10/histrias-que-ningm-explica-palmeiras-b.html). Com o fim de Mustafá pensei que finalmente ficaríamos livres deste ninho de jogadores medíocres para satisfazer empresários e amigos. Porém o Muda Palmeiras começou logo fazendo grandes investimentos no time B. Em 2007 trouxe um novo técnico e fez mais de vinte contratações. Resultado: nenhuma revelação e queda para a terceira divisão. Depois deste fiasco os dirigentes afirmaram que o Palmeiras usaria o sub-20 (jogadores e comissão técnica) para cumprir os compromissos do time na terceira divisão (quando o sub-20 não tem campeonatos, mas deveria estar treinando e aperfeiçoando). Apesar de ainda equivocado, ao menos era um passo na direção de acabar com esta história de time B. Porém aos poucos começaram a fazer várias contratações de jogadores para usar no time B. No primeiro semestre deste ano foram doze contratações e três renovações de contrato injustificáveis. Os contratados foram: Gilvan (volante), Ricardo (lateral-esquerdo), Matheus (zagueiro), Deon (atacante), Denílson (lateral-direito), João Gabriel (meia), Bismaque (atacante), Gabriel Galan (lateral-direito), Eudes (atacante), Branco (meia), Paraíba (atacante) e Daniel Fontes (atacante). Os três que tiveram contratos renovados foram: Vinícios (lateral-esquerdo – aquele do estranho cheque do vice-presidente de futebol), Val (atacante – que saiu no meio do campeonato) e Ugo Casagrande (atacante). Nenhum destes treze jogadores foi bem, sendo que a maioria não atuou mais do que três partidas. Agora parece que vão chutar o balde de uma vez. E já apresentam uma comissão técnica totalmente separada:

Jorge Luis da Silva
Cargo: Técnico

Hamilton dos Santos Ramos
Cargo: Auxiliar Técnico

Fernando Benedito Pereira Barros
Cargo: Preparador Físico

José do Carmo de Souza
Cargo: Massagista

Claudemir Rodrigues dos Santos
Cargo: Roupeiro

Até auxiliar técnico tem! Vamos ver o elenco que será formado. Mas tudo indica que usarão jogadores que já fracassaram e estão hoje encostados. Nesta categoria podem entrar "ilustres" como os laterais Amaral e Valmir, e, principalmente aberrações como Everton, Bismaque, Vinícius, Matheus, Gilvan, Cláudio (o falsário) e outros. Será que assim que vão reduzir os custos no futebol?