Vejo uma mudança no perfil de ação da Traffic no primeiro semestre deste ano. Será que vai melhorar? No ano passado a Traffic colocou 10 jogadores no clube: Diego Souza, Henrique, Gustavo, Lenny, Jefferson, Sandro Silva, Jumar, Maicosuel, Paulo Miranda e Moacir. O uso de um investidor só se justificava na compra dos dois primeiros, pois os demais tinham baixo valor de aquisição (ou nem devia ser cogitados para tal!). Infelizmente Diego Souza nunca atendeu as expectativas e Henrique foi negociado em poucos meses. Gustavo, Maicosuel e Moacir já foram embora valorizados pela passagem no Palmeiras mas sem deixar nenhum lucro para o clube. E os outros cinco atletas seguem sem sucesso no elenco. Ou seja, 80% das contratações da Traffic no ano passado não passaram de uso do Palmeiras como vitrine para jogadores fracos. E dos dois jogadores contratados acertadamente, o que se saiu bem foi liquidado na hora e o outro talvez só não teve o mesmo destino devido seu desempenho claudicante. Por isso a contribuição da Traffic em 2008 foi, no mínimo, medíocre.
Neste ano 4 contratados levam estampa da Traffic: Keirrison, Cleiton Xavier, Marquinhos e Willians. Keirrison se enquadra perfeitamente no que se espera de um investidor. Porém Cleiton Xavier é exatamente o oposto, pois seu custo era zero. Já Marquinhos e Willians são mais difíceis de analisar. Segundo noticiado Marquinhos e Willians têm 20% e 60% de seus respectivos passes ligados a Traffic, e estão ainda presos ao Vitória-BA que os empresta ao Palmeiras. Também não se sabe qual seria a remuneração do Palmeiras no caso da venda dos dois jogadores baianos. De qualquer forma a qualidade média dos contratados neste ano já é melhor do que o absurdo do ano passado. Mas ainda falta corrigir casos como o de Cleiton Xavier acima e dar transparência a relação entre o time e o investidor. E esperamos que não venha uma enxurrada de pernas-de-pau no segundo semestre tal qual aconteceu no ano passado. A relação com a Traffic só teria sido efetiva se ficasse apenas nas contratações de Diego Souza, Henrique e Keirrison. O resto poderia ter sido bancado pelo Palmeiras.
Lucro na venda de jogadores faz a diferença no fechamento financeiro dos clubes no Brasil e até na Europa. Por aqui os clubes não conseguem pagar as contas sem a venda de jogadores. O Palmeiras está repassando a grande parte deste ganho potencial para a Traffic e segue bancando integralmente as despesas. Será que a conta fecha da forma que a parceria esta sendo administrada até agora? Será este o caminho para o time ser superavitário e quitar suas dívidas? Alguém viu o coelhinho da Páscoa por aí?