A esta altura do campeonato vale fazer uma análise preliminar do desempenho dos novos contratados deste ano. Ao todo o Palmeiras trouxe até agora onze jogadores para integrarem o elenco principal.
Destes, quatro foram consideradas como muito positivas: Keirrison, Marquinhos, Willians e Pablo Armero. Todos excelentes promessas, começando por Keirrison que fora o artilheiro do país no ano anterior. Marquinhos e Willians despontaram muito bem no Vitória-BA e Pablo Armero já era freqüentemente convocado para a seleção colombiana. De todos eles, apenas Marquinhos ainda não teve desempenho satisfatório. Keirrison e Pablo Armero vêm superando as expectativas e Willians está dentro do que se esperava.
Outro contratado, Cleiton Xavier, vem de uma carreira de altos e baixos. O grande problema com sua contratação é o fato de ter sido feita pela Traffic. Afinal porque apelar para a investidora para trazer um jogador de custo zero? O absurdo da situação demonstra o quanto tem dirigente vagabundo se refestelando no butim. Independentemente disto, Cleiton Xavier até agora me surpreendeu positivamente. Teve alguma alternância de performance, mas na média tem sido um dos bons valores do time.
Edmílson e Marcão vieram suprir experiência ao time. O primeiro teve um bom início, caindo muito de produção na seqüência. Espero que retorne bem depois deste período de recuperação física. Já Marcão teve pouco tempo, mas ao menos nos livrará de Jefferson nas ausências de Pablo Armero, e ainda pode ser o zagueiro canhoto que falta ao elenco.
Ortigoza é uma completa incógnita. Fez muitos gols no Paraguai no ano passado, mas nunca foi convocado para a seleção principal do seu país. Praticamente não jogou ainda é não dá para avaliá-lo.
Já os desempenhos de Maurício Ramos, Danilo e Souza estão bastante alinhados as baixas expectativas que suas contratações traziam.
A princípio o índice de acertos nas contratações deve ficar acima da baixa média dos dois últimos anos (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/12/nem-as-moscas-mudaram-muito-no-palestra.html), mas isso só saberemos no final do ano.