8 de janeiro de 2009

Imaginando o futuro time

Vendo o novo elenco do Palmeiras já dá para ir imaginando as alternativas de esquema tático e titulares em futuro próximo. Seria interessante ver o time com:

Marcos (e Bruno entrando aos poucos no time)
Wendel (mais força na marcação para liberar os meias)
Gustavo (força de vontade)
Zagueiro (honestamente não sei dizer qual das alternativas se encaixam aqui, assumindo a perda de David)
Armero (fechando linha de quatro defensores)
Pierre (na frente da zaga)
Willians (dando dinâmica ao meio de campo)
Cleiton Xavier (ajudando na armação)
Diego Souza (encostado no atacantes)
Marquinhos (como segundo atacante ou na reserva de Kleber caso renove contrato)
Keirrison (em maio, até lá Kleber, Brandão ou outro novo contratado).

Os laterais jogariam mais atrás, indo com menor freqüência ao ataque. Esse posicionamento mais defensivo, além de liberar mais Willians e Xavier para atacarem, visa proteger a zaga que é fraca tecnicamente. Por isso também Pierre deve ficar bem atrás (até porque atacar não é com ele). Willians e Xavier ajudam mais na marcação, mas com muito mais liberdade para ir a frente do que tinham Léo Lima e Martinez no ano passado, e sendo responsáveis pela passagem da bola ao ataque. Diego Souza deve armar o jogo mais próximo ao gol, bem junto a Marquinhos e Keirrison. Estes devem ter movimentação constante.
Pode demorar um pouco para o time encaixar seu jogo, até porque a mudança no elenco foi radical, mas se as promessas vingarem o time é competitivo. Destaque negativo para zaga, falta de volante, meia e atacante canhoto, e, principalmente reservas ruins (exceção de Bruno, Deyvid e possivelmente um dos futuros novos atacantes).
Em menos de duas semanas o time entra em campo!