Para esta temporada o Palmeiras já concretizou 7 contratação: as excelentes promessas Keirrison e Marquinhos, os jovens de potencial Willians e Pablo Amaro, a incógnita Cleiton Xavier, e os limitados Danilo e Maurício Ramos. Além destes, reincorporou Wendel (aparentemente) e Max (seguramente sai novamente quando chegarem novos atacantes). E ainda promoveu o atacante Daniel, o zagueiro da Traffic Paulo Miranda e promoveu/contratou o volante Souza, todos do sub-20, mas que possivelmente deixem o time com a chegada de novos atletas. No total estão treinando no elenco principal 12 novos atletas com relação ao encerramento do ano passado.
Por outro lado o Palmeiras, por hora, perdeu 7 bons jogadores do elenco principal do ano passado: Elder Granja, David, Leandro, Léo Lima, Martinez, Kleber e Alex Mineiro. Também se livro de 5 "bondes": Roque Junior, Denilson, Thiago Cunha, Jorge Préa e Maicosuel. E ainda encostou Gladstone (estão tentando devolve-lo para o Cruzeiro mas os mineiros não são bobos). Total de 13 jogadores deixando o elenco principal até agora.
Com isso o elenco profissional teve as seguintes variações por setor:
Goleiro (Marcos, Bruno Cardoso e Deola): Elenco inalterado com relação ao final do ano passado.
Lateral Direito (Wendel e Fabinho Capixaba): Saiu Elder Granja e retornou Wendel, que é esforçado mas inferior ao antigo titular e eleito um dos melhores da posição no ano passado.
Zagueiro (Gustavo, Danilo, Maurício Ramos, Jeci, Maurício, Paulo Miranda): Perdemos David e nos livramos de Roque Junior e Gladstone. Chegaram os limitados Danilo e Mauricio Ramos, e o péssimo Paulo Miranda. Este setor enfraqueceu consideravelmente com a saída de David e também a perda de Martinez que jogava no setor. Nota-se ainda que não há nenhum zagueiro canhoto entre as opções.
Lateral Esquerda (Pablo Armero e Jefferson): Sai o experiente e bom Leandro e chega a promessa Pablo Armero. Caso Pablo se adapte rápido e vingue o setor pode até fortalecer-se, mas por hora considero que fica na mesma.
Volante (Pierre, Sandro Silva, Jumar, Cleiton Xavier, Willians e Souza): Saíram os bons Léo Lima e, principalmente, Martinez para a chegada de Cleiton Xavier e Willians (desconsidero Souza). Creio haver uma perda em função da saída do canhoto Martinez (não há mais nenhum volante canhoto). Mas se o Willians vingar e crescer pode equilibrar as coisas. Notem que incluo Cleiton Xavier e Willians como segundo volantes, na expectativa que Luxemburgo acabe com seu surto defensivo.
Meia (Diego Souza, Deyvid, Evandro): Saiu Maicosuel e ainda não chegou o tão desejado meia-esquerda. Assim a qualidade do setor permanece inalterada.
Atacante (Marquinhos, Keirrison, Lenny, Daniel e Max): Perdemos os ótimos e experientes Kleber e Alex Mineiro e ganhamos duas das melhores promessas do futebol nacional, Keirrison e Marquinhos. Tem tudo para representar um ganho, mas por ora penso que o setor manteve o nível da dupla anterior. O problema continua a falta de reservas, pois Daniel e Max não são superiores a Denilson, Thiago Cunha e Jorge Preá.
Idealmente o time ainda precisaria de um lateral direito, repatriar David e contratar mais um zagueiro que jogue pela esquerda, outro lateral esquerdo (Jefferosn é lamentável), trazer um volante e um meia canhotos, e mais dois atacantes (um canhoto veloz e um centroavante de área). A chegada (ideal) destes 8 novos atletas traria ainda o benefício de nos livramos de Fabinho Capixaba, Jeci, Paulo Miranda, Jefferson, Jumar, Souza, Evandro, Lenny e Max (e emprestar para outro clube Maurício e Daniel).
Obviamente não serão contratados mais 8 jogadores, mas o mínimo necessário seriam: um lateral direito, um zagueiro, um meia e um atacante. Vamos aguardar.
Resumo comparativo teórico (vai – vem):
Alex Mineiro – Keirrison: Igual, potencial ganho futuro
Kleber – Marquinhos: Igual, potencial ganho futuro
Martinez – Cleiton Xavier: Perda
Léo Lima – Willians: Igual, potencial ganho futuro
Leandro – Pable Armero: Igual, potencial ganho futuro
Elder Granja – Wendel: Perda
David – Danilo: Perda
Roque Junior – Mauricio Ramos: Ganho insignificante
Gladstone – Paulo Miranda: Perda insignificante
Denilson – Daniel: Igual, potencial ganho futuro
Jorge Preá – Max: Perda insignificante
Thiago Cunha – Souza: Posições não comparáveis
Maicosuel – ninguém