18 de novembro de 2008

Quer ir embora? Já vai tarde!

Luxemburgo parece estar fazendo de tudo para sair do Palmeiras. Na campanha do título paulista ele fez um bom papel: a maioria das contratações foi positiva e usou bem o potencial dos atletas disponíveis, ajudando na conquista do título por Valdivia, Alex Mineiro, Henrique, Kleber, Leandro e outros. Mas depois disso ele vem sendo um desastre:
  • As contratações do segundo semestre foram péssimas. Na verdade se trataram de verdadeiras negociatas entre o técnico, empresários e dirigentes. Foram 12 contratações: Fabinho Capixaba, Jeci, Gladstone, Roque Junior, Paulo Miranda, Jefferson, Sandro Silva, Jumar, Maicosuel, Moacir, Evandro, Thiago Cunha. Absolutamente nenhuma delas era justificável e acabaram provando serem desastrosas. Na verdade me nenhum momento contrataram pensando em repor peças ou melhorar setores com opções limitadas, como o ataque. Chegou ao cúmulo de dispensar Wendel para abrir espaço para Fabinho Capixaba. Mas a pérola foi Thiago Cunha. O técnico afirmou que estava observado o jogador já há algum tempo. Só que Cunha veio para o Palmeiras depois de menos de um mês de ter sido contratado pelo Iraty-PR. Ou seja o técnico o quis contratar mas ao invés de indicá-lo ao Palmeiras primeiro faz o Iraty-PR comprá-lo. Precisa dizer mais?

  • Envolveu-se de forma indevida na venda de Valdivia, forçando a saída do melhor jogador do time. Em tempo: o empresário de Valdivia, interessado na venda do jogador, é amigo pessoal do técnico.

  • Desmanchou o time que havia montado no Paulista. Com a saída de Henrique e Valdivia o time base deveria ser mantido com a entrada de David e Martinez, já que ambos eram quase titulares do time. Assim a equipe seria: Marcos; Elder Granja, David, Gustavo e Leandro; Pierre, Léo Lima, Martinez e Diego Souza; Kleber e Alex Mineiro. Além dos naturais problemas de contusão que já atrapalham a manutenção de uma equipe, Luxemburgo fez questão de quebrar o crítico setor de meio-de-campo para “vender” Jumar, Evandro e Sandro Silva. Fato é que o time nunca mais se encontrou.

  • Colocou na geladeira dois jogadores que pertencem ao clube – David e Deyvid – que mesmo treinando desde de Agosto/Setembro nunca mais tiveram oportunidade no time. David é o melhor zagueiro do elenco e Deyvid já tinha mostrado ser muito melhor que Evandro ou Maicosuel. Isso cheira muito mal.

  • Agora aproveita um ato abominável de alguns torcedores para criar um grande caso na reta final do campeonato. Por conta deste caso já faltou a dois treinos do time. E ele teve a pachorra de dizer que não foi à Argentina pela Sulamericana para ficar treinando o time. Logo se viu como ele estava preocupado com os treinos!

Luxemburgo tem um passado que demonstra claramente seu banditismo. Casos de corrupção, sonegação, calote, falsidade ideológica e até assédio sexual acompanham sua trajetória. Somente um país com um povo quase amoral para vê-lo como alguém que “rouba mas ganha títulos”. Talvez esta sua característica de contravenção seja seu atrativo para os dirigentes. Afinal os iguais se atraem.

Mas Luxemburgo dá amostras que quer ir embora. Ora para que segurá-lo? É hora de limpar a casa e mandar embora Luxemburgo, os três patetas e outros dirigentes responsáveis pela freqüência com a qual o Palmeiras passou a freqüentar as página policiais.