Estou fora do Brasil e com acesso limitado as notícias e fatos do Palmeiras. Mas hoje consegui ver o jogo na Globo Internacional. E vi um time apático, desorganizado e sem talento para buscar os tão necessários três pontos. Já o Grêmio superou suas limitações e conquistou a merecida vitória.
No jogo de hoje o time pagou pelas más contratações do segundo trimestre. Alguém pode ter esperança de que as coisas mudem em campo quando entram Jorge Preá, Maicosuel ou Lenny? O invés de ficar mais ofensivo o time caiu ainda mais de produção e perdeu a posse de bola. E a capacidade de armação de Evandro? Ele não faz penetrações, não completa tabelas, não dribla, não lança e não chuta a gol, no máximo faz passes laterais de curta distância. Já Jumar até que hoje lutou e marcou no meio-de-campo, mas como segundo volante para sair jogando e chegar ao ataque é fraco. Evandro, Jumar e Maicosuel foram contratados no segundo semestre e junto com os outros contratados no mesmo período (Jeci, Gladstone, Fabinho Capixaba, Sandro Silva, Jefferson, Thiago Cunha, Moacir e Paulo Miranda) não servem para jogar no Palmeiras. E apenas representam tentativas da Traffic, Luxemburgo e dirigentes do clube de fazer dinheiro à custa da performance do time e do entretenimento da sua torcida.
Denílson é outro que não deve seguir no clube. Afinal se não servia para o futebol americano porque haveria de servir ao Palmeiras? Ele, Jorge Preá e Lenny já tinham provado sua ineficácia no Paulistão e deveriam ter sido substituídos no elenco para a Série A. Mas como dispensar o Lenny se parte dele é da Traffic? E o Jorge Preá inventado pelo Luxemburgo? Os três patetas até anteciparam renovação de contrato (de 3 anos!) para ele!
Á usual inoperância dos jogadores acima posso juntar um Alex Mineiro pouco inspirado, Leandro tímido e Elder Granja irreconhecível. Léo Lima não foi bem, mas no marasmo imperante ajudou na marcação, fez as melhores infiltrações e criou a única oportunidade de gol do time. Gustavo deu para o gasto e Marcos novamente demonstrou despreparo emocional. Esperava mais do jogador mais experiente do elenco.
Novamente que dizer de Luxemburgo? Parecia que o Palmeiras não tinha técnico tamanha a apatia do time em campo. Reclamar das opções do elenco ele não pode visto que os “pernetas” aos quais me referi acima são todos invenções dele. Até sua propalada eficácia no Palestra foi por terra. Afinal o Palmeiras fez apenas um ponto nos dois confrontos diretos que tinha em casa (São Paulo e Grêmio).
Destaques apenas para Martinez e Pierre. Muito pouco para quem perseguia o título. E assim as rodadas da morte vão justificando suas negras expectativas (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/10/as-trs-rodadas-da-morte.html).
Com o título mais distante o time deve focar na conquista de uma vaga para a Libertadores. Uma derrota para o Flamengo na próxima rodada colocaria o time fora do G4 e dependendo de outros resultados nas três últimas rodadas para buscar a vaga. Ficar fora da Libertadores seria um desastre financeiro para o clube. Portanto é hora de ver do que este elenco e comissão técnica são feitos.