18 de novembro de 2008

Argentinos Juniors 2 x 0 Palmeiras

Ontem finalmente consegui ver o tape do segundo jogo contra o Argentinos Juniors. Esta Copa Sulamericana foi a confirmação da fragilidade dos reservas do Palmeiras. Depois da dura classificação contra os reservas-juvenis do cambaleante Vasco da Gama, o time fez apenas um gol em quatro jogos contra os fracos peruanos e argentinos.

Se dúvida o setor pior servido é o ataque. Ver Thiago Cunha e Lenny no ataque foi risível. O come-e-dorme Jorge Preá e o “aposentado em atividade” Denílson não melhoram a situação. Fato é que o time só tem Alex Mineiro e Kleber no ataque. A falta ou má fase de uma deles é catastrófica para o time. Porém a manutenção de ambos para 2009 mais a chegada de Keirrison e Marquinhos muda o quadro da água para o vinho! Tomara que dê certo.

A meia é outra grande preocupação. Com a saída de Valdívia o time perdeu o toque de criatividade. Pior ainda que o segundo-volante Léo Lima caiu de produção e o outro, Martinez, foi jogar na defesa. O time fica na dependência dos repentes de Diego Souza, e isso é muito pouco. Os reservas Evandro e Maicosuel já deram prova cabal de que não servem para o Palmeiras. Depois de um bom começo de carreira Evandro sumiu. Não é por menos que o Atlético-PR, mesmo carente de bons valores, o emprestou para o Goiás. Só mesmo uma negociata empresário-treinador-dirigente para trazê-lo para o Palmeiras. E Maicosuel não era nem opção de banco no Cruzeiro. Por que haveria de estourar no Palmeiras? Pena que não conseguimos ver o Deyvid em ação. Apesar de estar treinando desde Agosto Luxemburgo esqueceu-se dele, pois seu passe não pertence a Traffic e o técnico não deve ter nenhum esquema armado com o procurador deste jogador.

Também vimos que Sandro Silva e Jumar (que não jogou esta partida) não servem para o clube. Só mesmo o pensamento do técnico em “movimentar o mercado” e o interesse da Traffic para trocar seis por meia dúzia dispensando Wendel, Francis e Makelele para trazer estes pobres jogadores.

Mas o grande ponto negativo deste jogo foi Paulo Miranda. O baixinho não viu a cor da bola e ainda contou com a proteção de Luxemburgo que pedia para ele trocar de lugar com Maurício quando o adversário atacava muito pelo setor do seu protegido. É incrível que abram espaço para este medíocre zagueiro só porque ele é da Traffic e teve passagem pelo Iraty-PR (olha este time aí de novo). Murilo Gomes, zagueiro do juniores, é do Palmeiras e foi convocado para a seleção brasileira da categoria, porém não merece a mesma chance deste tal Paulo Miranda. Onde estão os dirigentes que não vêem estas coisas? Devem estar contanto as esmolas que a Traffic e Luxemburgo jogam para eles.

Nem falemos de Fabinho Capixaba e Jefferson para não embrulhar o estomago. Maurício ainda é muito afobado e tem pouca técnica. Tem que ser emprestado para outros clubes para mostrar que pode jogar no Palmeiras.

De positivo foi ver que mesmo em má fase Léo Lima é capaz de criar mais que todos os arremedos de meias que o time tem. Martinez também quando foi a frente conseguiu criar mais que os outros volantes. Quem sabe uma hora Luxemburgo acorda e coloca ambos como segundo-volantes para ajudar Diego Souza na armação e dar suporte aos alas.

Mas o melhor mesmo foi ver que Bruno Cardoso, apesar dos gols, ele está dando mostras que pode ser nosso goleiro no curto-prazo. Bruno não teve um começo arrasador como Zetti, Veloso, Marcos ou Diego Cavalieri mas vem mostrando qualidades. Torço muito para que ele continue a ter oportunidades.

Resumo da ópera: o time precisa contratar sete jogadores para ser competitivo internacionalmente. Keirrison e Marquinhos são excelentes apostas. Um grande meia-esquerda seria mais que bem vindo (Deus nos livre de Cleiton Xavier!). E dois zagueiro de qualidade e laterais direito e esquerdo fechariam o quadro. Mas também tem que renovar os contratos de Elder Granja, Leandro, David, Martinez, Léo Lima e Kleber. E tirar Deyvid da geladeira. Será que os três patetas dão conta destas tarefas?