O Palmeiras é campeão paulista e está lutando pelo título nacional. Então está tudo bem, certo? Não, ainda não. Na verdade creio que nunca uma situação fica perfeita. Sempre tem algo para melhorar. No caso do comando dos desígnios do Palmeiras há muito ainda que evoluir. E neste caso, ninguém melhor que os torcedores para vigiar e brigar pelo time. Entre os desatinos administrativos, hoje falo da diretoria de futebol.
O Palmeiras tem três Diretores de Futebol: Toninho Cecílio (remunerado), Genaro Marino e Saveiro Orlandi. Na prática seria melhor se não tivesse nenhum, pois estes três patetas dão muito prejuízo ao clube. Vejamos algumas das “contribuições” do Larry, Moe e Curly alviverdes:
Lembrando os tempos do temível Mustafá, os três diretorzinhos conseguiram em menos de dois anos contratar 29 jogadores (sem incluir a Traffic!) e erraram em mais de dois terços delas. Senão vejamos:
Contratações Positivas (9): Elder Granja, Leandro, Pierre, Martinez, Léo Lima, Caio, Deyvid, Alex Mineiro, Kleber
Contratações Negativas (20): Paulo Sérgio, Fabinho Capixaba, Edmilson, Jeci, Gladstone, Valmir, Makelele, Bruno Faria, Rick, Evandro, Cristiano, Florentin, Alemão, Luiz Henrique, Max, Luis, Rodrigão, Denílson, Jorge Preá, Thiago Cunha
A Traffic trouxe jogadores que contribuíram para a equipe (Gustavo, Diego Souza e Henrique), mas aproveitaram a debilidade dos três patetas para enfiar no Palmeiras jogadores ruins ou que o time poderia trazer sozinho: Jefferson, Jumar, Sandro Silva, Maicosuel, Lenny, Paulo Miranda e Moacir. O índice de sapos engolidos alcança 70%!
Não satisfeitos, eles renovam contrato com jogadores sabidamente ruins, como por exemplo: Washington, Leonardo Silva, Reinaldo, Robson e Claudio (falsário). Por que este interesse de agradar a estes jogadores e seus empresários? E ainda mais fazer isso com dinheiro que não é deles?
Generosos, também resolvem a vida de alguns pobres atletas com inexplicavelmente longos contratos. Um bom exemplo é Fabinho Capixaba que depois de passar por 9 clubes em 5 nos de carreira ganha no Palmeiras um contrato de 5 anos! E Max? Mesmo depois de fracassar no período de empréstimo, ganhou um bom contrato de 3 anos para voltar ao América-RN, agora emprestado, com um salário mais confortável! É fácil ser generoso com o dinheiro do torcedor, não é mesmo?
Os patetas ainda assistiram Caio Jr. e seu comparsa Luiz Carlos Cruz contratarem 24 jogadores para o Palmeiras-B e destruir o time com direito a queda para a terceira divisão do campeonato paulista. O Palmeiras-B não devia existir e em 2007 o levaram ao ápice do ridículo. Mesmo depois de decidirem usar o sub-20 para os compromissos de Palmeiras-B, Larry, Moe e Curly não resistiram e trouxeram alguns atletas com idade estourada: Wellington, Thiago Mendes e os incríveis Cláudio Valdivia e Martin Carvalho. O primeiro tinha sido dispensado do Barueri por ruindade e o segundo é filho do ex-presidente do Internacional-RS... os três patetas também ajudam os cartolas amigos!
Quanto a divisão de bases eles não tem pulso para fazer Luxemburgo interagir, ao menos, com o sub-20. Para comandar as bases e o sub-20 Toninho não usou de critérios técnicos mas sim de companheirismo: chamou os velhos colegas Jorginho Catinflas e Betinho. Resultado: nestes dois anos apenas Maurício subiu para o time de cima (David já treinava com os profissionais em 2006, e Beto e Marquinhos fizeram um jogo apenas com os profissionais em 2007, mais por pressão dos empresários do que por coordenação técnica entre o profissional e as divisões de base).
Genaro e Saverio só lembram das divisões de base para fazer turismo, acompanhando os times dos garotos em torneios inexpressivos ao redor do mundo. Tiveram o disparate de dar uma esticada até a Inglaterra para visitar clubes e ter idéias sobre a formação de jogadores. Só mesmo estes patetas para não saberem que a Inglaterra é famosa pelo seu mau trabalho na formação de jogadores. Quisessem boas idéias que fossem para França visitar a academia nacional de Clairefontaine cujo projeto resultou no título mundial de 1998. Mas que sabem estes patetas?
E o Genaro como olheiro? Em um de seus tours à custa das divisões de base viu o paragauaio Diego Fretes e o contratou como meia ofensivo. Na época conversei por email com os torcedores do seu time no Paraguai (Guarany) e estes já avisavam que Fretes era apenas um volante brucutu. Deu no que deu... Fretes não conseguiu ser titular nem no time sub-20.
Toninho ainda proporcionou espetáculos humilhantes ao Palmeiras com declarações emocionais, chutes em portas de vestiários e rebaixando-se ao nível do “anão de jardim” batendo boca pelos jornais.
Por tudo isso seria muito bom substituir os três patetas por um profissional competente e honesto. Se não tem ninguém com este perfil entre os associados, que busquem no mercado alguém digno de dirigir o futebol do Palmeiras.