O time novamente não jogou bem e empatou com o fraco Náutico, mas ainda assim saiu vitorioso na rodada graças as derrotas do Grêmio e Cruzeiro.
Desta vez o ataque não funcionou. Diego Souza novamente foi mal na função de criação e a dupla de ataque, recebendo as bolas sempre de costas para o gol, estava em tarde nada inspirada. Os alas também foram pouco ao ataque e tudo isso refletiu nas poucas chances criadas.
Por outro lado a defesa continua a dar sinais de melhoria. Jogando com três volantes, entre eles Martinez bem recuado, e já contando com Gustavo, o time dá menos chances aos adversários e chega a sua quinta partida consecutiva sem sofre gols (três pela Séria A). A entrada de David no lugar do esforçado e promissor Maurício deve trazer ainda mais segurança atrás e qualidade na saída de jogo.
Porém jogando com os três volantes é preciso que os alas sejam mais efetivos na frente, e ao menos um volante chegue mais ao ataque. Este volante seria Léo Lima, que tem qualidade para armar o jogo e fazer gols. Mas ele não vem reeditando suas atuações do campeonato estadual, insistindo em erra muitos passes. Sem este volante forte na armação e os alas chegando ao ataque o time fica mais inofensivo na frente.
Individualmente apenas Martinez se destacou, apesar de perder uma chance de gol incrível que ele mesmo construiu. A dupla de zaga e Marcos também não comprometeram. Sandro Silva voltou a jogar mal taticamente e desta vez também não teve o brilho em jogadas individuais que apresentou em outras oportunidades. As entradas de Evandro e Thiago Cunha em nada mudaram o panorama do jogo, o que creio não surpreendeu ninguém.
Conforme comentado anteriormente (ver http://quixoteverde.blogspot.com/2008/09/trs-rodadas-favorveis-e-boas-chances-de.html), temos ainda duas rodadas bem favoráveis pela frente que precisam ser bem aproveitadas. O campeonato está mais aberto do que nunca, creio que Flamengo e São Paulo são os principais adversários pois tem compromissos relativamente mais fáceis daqui para frente. Os confrontos diretos contra estes dois times serão críticos.