12 de setembro de 2008

Geração de Receita II: Direitos de Transmissão (TV)

Direitos de Transmissão (TV) é, junto com Venda de Atleta, a principal fonte de recursos dos principais clubes brasileiros. No Palmeiras não poderia ser diferente e em 2007 foi nossa principal fonte de renda com R$ 25,3 milhões ou 39% do total arrecadado naquele ano.

Para melhorar esta receita os clubes terão que trabalhar em conjunto e ainda há muito para ser valorizado. Recentemente o Clube dos 13 fechou com a Globo os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2011 com investimentos de R$220 milhões por temporada. E isso não inclui TV fechada, pay-per-view, publicidade estática, direitos internacionais, telefonia e internet. O ainda recente advento do pay-per-view tem que render mais. A própria Futebol Premier anuncia ter chegado a meio milhão de assinantes, o que dá uma renda média de R$25 milhões por mês só com as mensalidades, ou seja, sem contar os ganhos publicitários.

Tem que tomar cuidado com os adversários, principalmente Flamengo, Corinthians e São Paulo, que tentam ganhar vantagens isoladamente em detrimento dos demais clubes. Isso é fazer o papel desejado pelas emissoras que querem dividir para seguir reinando. O fortalecimento de outras redes de TV (como a Record) pode aumentar o poder de barganha dos clubes. Outro ponto é assegurar que os clubes negociem mais diretamente, sem demasiada perda de percentuais para as federações como aparentemente acontece em São Paulo e nos torneis da Conmebol.

Como sempre é fundamental atingir um alto nível de competitividade da equipe e assim manter um ciclo virtuoso com participação, até as finais, na maioria de torneios. Campeonato regional, nacional, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-americana, Recopa e Mundial Interclubes são diferentes fontes de renda de diretos de transmissão.

Daí também a importância de encarar a sério esta Sul-americana e o quão crucial é a classificação para a Libertadores do próximo ano.

Resumindo: O Palmeiras deve tomar, na medida do possível, a liderança nas negociações de direitos de transmissão dos diferentes eventos dos quais participa. Eventos esportivos têm crescido mundialmente em importância para as mídias de transmissão de imagem e os clubes no Brasil precisam capitalizar este momento. E, obviamente, os dirigentes devem manter um time competitivo para participar ativamente da maioria de campeonatos disponíveis, com destaque para Libertadores, Sul-americana e Mundial Interclubes.