1 de setembro de 2008

Elenco: Palmeiras versus adversários ao título. Começando com o Grêmio.

Observado os elencos dos principais candidatos ao título da Série A vemos que o do Palmeiras em nada deve aos demais. Como já escrevi antes vejo a seguinte formação como a ideal do Palmeiras:

Palmeiras
: Marcos; Élder Granja, David, Gustavo e Leandro; Pierre, Léo Lima, Martinez e Diego Souza; Kleber e Alex Mineiro.
Principais reservas: Gladstone, Sandro Silva, Evandro e Deivyd

Análise: Arqueiro experiente. Laterais fortes na marcação e apoio. Defesa bem postada com Pierre como terceiro zagueiro, liberando os laterais. Volantes (Léo Lima e Martinez) com qualidade no apoio e inteligência tática. Tripé ofensivo com força física e qualidade técnica, mas não muito veloz. Jogadores se conhecem desde o princípio do ano. Porém, opções na reserva muito aquém dos titulares, e zagueiros e volantes titulares com seguidos problemas clínicos vem desfalcando a equipe desde meados do primeiro turno.

Nos próximos dias vou comparar este elenco contra os nossos principais adversários: Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, São Paulo e Flamengo. Internacional e Fluminense, apesar de apresentarem elencos competitivos, ficam de fora pois estão muito longe da ponta da tabela.

Abaixo segue a primeira comparação, contra o atual líder Grêmio:

Grêmio: Victor; Léo, Pereira e Rever; Paulo Sérgio, Willian Magrão, Tcheco, Rafael Carioca e Ânderson Pico; Perea e Marcel
Principais reservas: Felipe, Souza, Soares e Reinaldo

Análise Comparativa: O Grêmio tem uma defesa mais equilibrada que o Palmeiras, os três zagueiros têm qualidade e qualquer um seria titular no Palmeiras. Outro importante diferencial vantajoso para eles é o nível dos reservas para o ataque e armação (Soares, Reinaldo e Souza), um dos nossos pontos fracos. A principal vantagem do Palmeiras está nas laterais e qualidade do meio-de-campo, apesar do bom futebol de Willian Magrão. E Diego Souza e, principalmente, Alex Mineiro fazem a diferença versus Tcheco e Marcel. Na soma: vantagem do Palmeiras.

Amanhã faço a comparação contra o Cruzeiro.