4 de setembro de 2008

Diretor de Futebol fala demais e faz de menos

É muito bom o Palmeiras, mesmo que por iniciativa da Traffic, já ter começado a contratar e montar o elenco do próximo ano. Espera-se isso mesmo de um time que quer ser profissional e competitivo. É verdade que nem todos nomes, confirmados ou especulados, agradam: Marquinhos, Keirrison e Adaílton já analisei como positivos, e também já apontei que Cleiton Xavier e Xandão, a princípio, não somam muito. Mas a intenção de antecipar a montagem da equipe é mais que correta.

Por isso chama a atenção o que disse o fraco diretor de futebol Genaro Marino: “Claro que no futebol é sempre preciso fazer alguns ajustes, mas nossa idéia é ter entre 70% e 80% do elenco na pré-temporada em janeiro”, afirmou ele em entrevista ontem. Ora, o objetivo é ter 100% do elenco definido no início da pré-temporada, ainda mais com a Libertadores começando já em fevereiro. Como pode um diretor de futebol planejar apenas ¾ da equipe disponível para o início dos treinamentos?

Ao invés de pensar pequeno e dizer bobagens, Marino deveria começar a renegociar com jogadores do elenco que interessam e cujos contratos se encerram antes da pré-temporada. São eles: Élder Granja, David, Leandro, Léo Lima, Martinez, Kléber e Alex Mineiro. Isso mesmo, 7 dos 11 titulares ideais do atual elenco estão com seus contratos vencendo em dezembro ou janeiro. Dois são emprestados, Leandro e Kleber, e dependem também de tratativas com Porto e Dínamo de Kiev respectivamente. Os demais dependem de negociação apenas com os jogadores e seus representantes. Um eventual insucesso na renovação traria a pressão de buscar jogadores à altura para substituí-los, daí a urgência ser ainda maior nestes casos, pois mexe com a base do time.

Portanto, ao invés de renovar o contrato do Osmar e Leonardo Silva, ou contratar sumidades como Fretes e Max, Marino deveria correr atrás do que realmente interessa ao clube. Esperamos que o apalermado dirigente arreguace as mangas e comece a trabalhar. Além de ir preparando o time para 2009, isso poderia ainda dar uma tranqüilidade maior para estes atletas desempenharem ainda melhor na reta final do atual campeonato nacional.