Quem é Cleiton Xavier que os jornais noticiam como novo jogador da Traffic que seria colocado no Palmeiras no próximo ano?
Este alagoano completou 25 anos no último mês de março e começou sua carreira no CSA do seu estado natal. Já em 2002 transferiu-se para o Internacional-RS onde logo foi considerando uma grande promessa, participou da conquista do campeonato gaucho 2003 e foi medalha de prata no Pan-americano em São Domingos, junto com Vagner Love, naquele mesmo ano. Em 2004 foi bi-campeão gaucho mas algo aconteceu e seu futebol caiu de produção. Cleiton Xavier chegou até a ser detido por porte de documento falsificado em abril daquele ano.
Acabou sendo sucessivamente emprestado para Sport-PE, Brasiliense-DF, Gama-DF e Marília no período de 2005 e 2006. Em 2007 é emprestado ao Figueirense-SC e em 2008 seu futebol cresceu novamente, sendo eleito o melhor jogador do campeonato catarinense e apresentando-se bem até aqui na Série A. Seu contrato com o Internacional-RS termina junto com o de empréstimo ao Figueirense, ou seja, no final deste ano.
Cleiton Xavier é destro e joga melhor como meia ofensivo, posição na qual este ano começou a fazer gols, algo até então escasso em sua carreira.
Pode-se discutir se Cleiton Xavier vive apenas uma boa fase ou realmente reencontrou seu futebol e manterá este padrão doravante. Mas a pergunta principal é qual seria seu papel no elenco palmeirense. Atualmente o elenco conta com quatro meias destros: Diego Souza, Deyvid, Maicosuel e Evandro. Apenas este último tem características diferentes, sendo os três outros todos meias ofensivos. Lembro ainda que Luxemburgo acertou a contratação do meia Moacir da Traffic que está jogando no sub-20.
Será que o time precisa de Cleiton Xavier? Acho que não, a não ser que já estejam pensando em vender Diego Souza e reconheçam o erro nas contratações de Maicosuel e Moacir. De qualquer forma Diego Souza deveria continuar no Palmeiras no mínimo para a disputa da provável Libertadores do próximo ano, e Deyvid ainda não teve tempo de mostrar seu potencial. O que o time realmente necessitaria era de uma meia canhoto, e este não é Cleiton Xavier.