19 de agosto de 2008

Otimizando a bilheteria

Terminado o primeiro turno do campeonato brasileiro o Palmeiras segue apresentando a maior discrepância nos rankings de maior público e renda nos jogos como mandante. Com o 11° maior público médio (15,0 mil pagantes/jogo) o Palmeiras é 3° colocado em renda média (R$427 mil/jogo). Conforme comentei da última vez, isso se deve aos maiores preços praticados no Parque Antártica: R$28,51 em média/pagante versus R$20,79 do São Paulo (segunda maior média/pagante), R$16,26 do Flamengo (líder de público e renda), R$18,78 (segundo maior público e renda) ou R$12,62 do Internacional (terceiro maior público e sexta maior renda).

Com o aumento do público desde a última análise (ver
http://quixoteverde.blogspot.com/2008/07/qual-o-preo-ideal-do-ingresso.html) parece que a decisão de majorar os preços foi acertada. Mantenho as colocações de que é imperativo melhorar o acesso e acomodações do estádio, que se deve variar o valor do ingresso conforme dia e adversário, explorar a venda de carnês e, naturalmente, manter uma equipe competitiva, tudo para otimizar preço, público e renda. Mas mesmo nas atuais condições é preciso valorizar os jogos do time. Não dá para querer construir uma equipe forte e profissional sem recursos, e as rendas dos jogos é uma das importantes fontes de recursos possível. Qual o custo de colocar uma equipe competitiva em campo versus o custo de outros entretenimentos? Um jogo do Palmeiras é um evento único e caro de ser executado, e deve ter um preço compatível com este esforço.

Interessante notar que a média/pagante (R$28,51) é inferior ao menor preço oferecido (R$30,00 / R$50,00 / R$80,00). Obviamente isso se dá em função da incidência de meia-entrada. Será que há tudo isso de estudantes e aposentados no estádio?

Apesar do preço relativamente caro também acho que o público médio do primeiro turno (15,0 mil pagantes/jogo) foi baixo diante da performance do time em casa. Contra o Coritiba o número de pagantes foi relativamente bom, pois ficou em linha com a média anterior (15,1 mil pagantes) sendo que tal média inclui jogos como o clássico contra o Santos e o desafio com o Flamengo. Prenuncio de que as rendas podem aumentar caso o time mantenha-se vivo na disputa do título.
Com as finanças mais equacionadas após a venda de Valdivia, seria muito bom o Palmeiras equilibrar seu orçamento. Bilheteria crescente é um dos componentes para isso.