26 de julho de 2008

Avaliação das 17 contratações do Palmeiras este ano (excluindo Traffic)

Este ano o time já fez 17 novas contratações excluindo os jogadores trazidos pela Traffic e os contratados para as divisões de base. Entre estas contratações, 10 foram para o time principal. Até agora o saldo tem sido levemente positivo, com acertos, dúvidas e erros.

São 4 os acertos até agora, sendo os 2 últimos da lista abaixo ainda com alguma ressalva:

Alex Mineiro (Atacante): Apesar dos 33 anos era uma contratação que todos apostavam dada a regularidade de alto nível do Alex. Vem confirmando as expectativas plenamente.

Elder Granja
(Lateral Direito): Foi uma contratação de risco em função do seu histórico clínico. Mas apostando na qualidade do novo grupo de fisioterapia foi feito um contrato até dezembro deste ano. Resultou em um grande acerto até agora. O jogador está bem fisicamente e jogando o bom futebol que apresentava no Inter-RS. Esperamos que a pendenga jurídica com seu ex-time de Alagoas seja resolvida plenamente.

Kléber (Atacante): Ele e Alex Mineiro são os únicos atacantes efetivos do time. Contratação cara e de certo risco (estava na reserva no Dinamo) mas tem se mostrado, até agora, acertada. Porém os problemas disciplinares já acenderam a luz amarela. Tem que mudar seu comportamento para contribuir com o time.

Léo Lima
(Volante / Meia): Contratação de risco que surpreendeu positivamente no Paulistão, onde foi muito bem. Vem alternando bons e maus momentos no Brasileiro. Apresenta saldo de contribuição bastante positivo até agora.

Dentre as dúvidas aponto dois jogadores, valendo notar que não tenho expectativas otimistas para com eles:

Evandro (Meia): É uma incógnita. Apesar do bom início de carreira, Evandro fracassou no Atlético-PR e também no Goiás. Ainda é jovem, faz 22 anos em agosto, e pode recuperar-se. Está emprestado, pelo Atlético-PR, até julho de 2009.

Gladstone
(Zagueiro): Emprestado pelo Cruzeiro-MG até meados do próximo ano, tem 23 anos. Fracassou no Sporting e foi devolvido ao final do contrato. No Cruzeiro não tinha lugar para ele, e daí entendo ser uma contratação arriscada. É cedo ainda, mas até agora não mostrou muita segurança na zaga.

Finalmente, quanto aos outros 4 jogadores não tenho esperanças:

Jeci (Zagueiro): Com 28 anos e passagem por vários clubes sem que ninguém tivesse ouvido falar dele até o Palmeiras contratá-lo às pressas para cobrir as ausências de Gustavo e David por problemas clínicos. Não dá para esperar que nesta altura de sua carreira Jeci venha a apresentar um futebol no nível que o Palmeiras demanda.

Denílson (Atacante): Vêem há anos acumulando fracassos. O último foi jogando na limitada liga americana. Apesar do oba-oba criado em torno do seu nome, dificilmente consegue dar seguimentos as jogadas nas quais participa. Tem contrato até o final do ano e espero que não seja renovado.

Jorge Preá (Atacante): Jogador que, aos 24 anos, estava na segunda divisão do campeonato gaucho. Precisa dizer mais alguma coisa? Tem contrato até o final do ano.

Fabinho Capixaba
(Lateral Direito): Contratação inexplicável já comentada em postagem anterior (ver
http://quixoteverde.blogspot.com/2008/07/fabinho-capixaba-e-os-4-grandes-erros.html).

As outras 7 contratações foram feitas para o famigerado Palmeiras B. Este time criado pelo Mustafá somente consumiu recursos financeiros apresentando pouquíssimo retorno em quase 10 anos de existência. Excluindo os pratas-da-casa, que não precisariam do Palmeiras B para serem aproveitados no time de cima, apenas 3 jogadores com passagem pelo time B deram algum retorno ao longo destes anos todos: Correa, Wendel e Michael. Mesmo assim é questionável se os mesmo não poderiam ter vindo para testes com o elenco de cima, sem precisar de um custoso time B para isso.

Talvez reconhecendo o erro que é manter uma equipe B nas condições financeiras do futebol brasileiro os dirigentes afirmaram que o Palmeiras B seria agora representado pelos juniores, ou seja, sem custo adicional. Porém, no primeiro semestre deste ano, os dirigentes não resistiram a tentação e rasgaram dinheiro com os 7 jogadores abaixo:

Wellington (Lateral Esquerdo): Jogador do Itary-PR de 21 anos jogou pelo Palmeiras B no primeiro semestre e, para alívio geral, já foi embora.

Souza (Volante): Um aposta já comentada (ver
http://quixoteverde.blogspot.com/2008/07/mais-um-come-e-dorme.html).

Cláudio Valdívia (Volante): Inacreditável contratação do jogador que havia sido escorraçado do Barueri. Seu contrato termina nas próximas semanas.

Thiago Mendes (Meia): Jogador de 23 anos que não jogou mais de 3 partidas pelo time B e já foi embora.

Yannick (Volante): Veio do Juventude e creio ter jogado apenas uma partida. Já foi embora.

Martin Carvalho (Meia): Outro jogador de 23 anos. O fato de ser filho do ex-presidente do Inter-RS deve ser a razão de sua contratação. Tinha um contrato mais longo que, para nossa felicidade, foi rescindido.

Wendes (Meia): Veio do América-RN no começo do ano, mal jogou no time B e já foi embora.

O exposto acima indica que o Palmeiras precisa investir em menos contratações e aumentar o índice de acertos. Em outras palavras, preterir quantidade em favor de qualidade. Cada contratação equivocada exaure os já escassos recursos, tanto no custo da contratação como nas despesas que ela gera ao longo do tempo de contrato do jogador erroneamente adquirido (ver
http://quixoteverde.blogspot.com/2008/07/incrvel-histria-dos-33-jogadores.html).