15 de abril de 2011

O time de Felipão

Com a contratação de Wellington Paulista parece que Felipão vai consolidar o esquema 4-3-1-2 que vem adotando quando Valdivia está disponível. Além da tradicional linha de quatro zagueiros, com os laterais com liberdade para subir ao ataque, a defesa é reforçada com o trabalho de três volantes: um mais fixo na cabeça de área, e dois outros jogando um pouco mais a frente. Para a função de um destes dois volantes mais avançados, o técnico tem utilizado o meia Patrik Camilo e algumas vezes até o atacante Luan. Quando atuam nesta função eles se fixam na destruição e pouco criam ofensivamente. Completam o time um meia criativo, com liberdade para chegar ao ataque, e dois atacantes: um mais fixo na área e outro caindo pelas laterais do campo.

O elenco também está praticamente fechado, com a expectativa da chegada de Maikon Leite e, pelo menos, mais um zagueiro. Por outro lado o time finalmente se desfaz de Danilo "Cuspe" e ainda tem incertas as presenças de Luan e Marcos Assunção, cujos contratos se encerram no final de julho. Assim as opções no elenco para a formação acima seriam as seguintes:

Goleiro: Deola é o titular e Bruno Cardoso seu reserva. Fábio precisa ainda provar o seu valor e só seria chamado em uma emergência. Marcos só da despesa.

Lateral Direito: Cicinho é o titular. Luis Felipe aparece com um distante reserva, já que o técnico prefere deslocar Márcio Araújo para a lateral quando o titular está ausente.

Zagueiro: As opções são Thiago Heleno, Mauricio Ramos e Leandro Amaro. Thiago Heleno deve formar a zaga titular com um novo contratado.

Lateral Esquerdo: Incrivelmente Felipão dá preferência ao Rivaldo. Gabriel Silva é o reserva e ainda segue apenas como um jogador promissor.

Volante (cabeça de área): Márcio Araújo ganhou a posição, que ainda contra com a Volta de Pierre que também pode cumprir bem a função.

Segundo Volante: Marcos Assunção aparece como titular, tendo na sua reserva João Vitor e Chico.

Terceiro Volante: Patrik Camilo e Tinga seguem como os preferidos para esta função. Luan também pode exercê-la.

Meia: Valdivia é o titular e Lincoln seu reserva. Seria interessante ter o dois jogando juntos. Mas além desta formação não fazer parte dos planos, já ficou evidente que Lincoln não tem físico para uma longa seqüência de jogos.

Atacante: Kleber é o dono da posição. Maikon Leite deverá ser o reserva imediato. Depois seguem o próprio Luan, caso o técnico queira fechar ainda mais o time, Adriano, Pardalzinho e Vinícius. Claramente sobram jogadores para a função.

Centroavante: Wellington Paulista veio para ser titular. A inacreditável renovação de contrato com Dinei indica que seria uma opção para a função. Mas fica claro que na ausência de Wellington Paulista a primeira opção seria o deslocamento de Kleber para a área e a entrada de Maikon Leite. Miguel sobra na posição.

Tudo indica que Vinicius e, principalmente, Miguel devem voltar para o sub-20. E Pardalzinho só não vai para a caçamba se Luan não renovar seu contrato de empréstimo. E Felipão teria seus 23 jogadores de linha, conforme ele já expressou ser o seu desejo.