4 de janeiro de 2011

Elenco retornando de férias

O elenco do Palmeiras começa a retornar as atividades hoje. Com quem Felipão pode contar neste começo de ano? Vamos lá:

Goleiro: Marcos, Deola, Bruno Cardoso e Rafael Alemão. Tiro da lista Fábio e Carlos. Afinal, além de fracos, de que servem um quinto e um sexto goleiro no elenco?

Lateral Direito: Vitor e Luis Felipe, que parece ter sido efetivamente incorporado ao profissional.


Zagueiro: Maurício Ramos, Danilo "Cuspe", Leandro Amaro e Gualberto. O contrato de Fabrício parece que não será renovado. Assim o elenco volta a não contar com nenhum zagueiro canhoto.

Lateral Esquerdo: Gabriel Silva e Rivaldo. Gabriel está servido a seleção sub-20 e só retorna em fevereiro. Portanto, Felipão terá que se virar com o improvisado Rivaldo.


Volante: Edinho, Pierre, Marcos Assunção, Tinga e Márcio Araújo. Dada a proliferação de atletas nesta posição, excluo os juniores Bruno Turco e Fernando que pouco teriam a fazer no elenco agora. Apenas Rivaldo, listado na lateral esquerda acima, pode (muito mal) fazer a função de um volante canhoto.

Meia: Valdívia, Lincoln e Patrik Camilo. O ex-meia do São Caetano só permanece no elenco por absoluta carência quantitativa na posição. O elenco segue sem nenhum meia canhoto, salvo se o ainda muito jovem Jean for incorporado ao time principal. Também exclui o misterioso Bruno Matos (ou Bruno Oliveira) por que Felipão nunca o utiliza.


Atacante: Kleber, Ewerthon, Tadeu, Luan e Vinícius. Além de Dinei, cujo empréstimo terminou, saiu também Lenny, emprestado ao Figueirense. Exclui o também misterioso Julio César nunca utilizado por Felipão.

Do ponto de vista quantitativo o time está completo, pois Felipão costuma jogar com três volantes, diminuindo a carência quantitativa de meias. Qualitativamente se vê os problemas de sempre: zagueiros grossos, escassez na lateral esquerda, falta de um volante canhoto, falta de um meia canhoto e falta de um bom centroavante. Mas este é o time que os dirigentes e Felipão montaram no ano passado a peso de ouro (e bota ouro nisso!). Cabe a eles fazerem este time jogar. E os nomes especulados, principalmente de Ronaldinho Gaúcho, em nada melhorariam a situação. Portanto é melhor economizar do que contratar apenas para desviar recursos para empresários e molhar as mãos corruptas dos dirigentes.


Os jogadores já emprestados são quatro: Lenny (Figueirense-SC), Maurício (Portuguesa de Desportos-SP), Daniel (América-MG) e Alexandre Vecchio (juniores do São Carlos-SP).

Os encostados e em disponibilidade totalizam 23 atletas, todos já sem idade para atuar no time de juniores:


Goleiro: Fábio e Carlos
Lateral Direito: Fabinho Capixaba e Everton
Zagueiro: Pedro e Murilo Gomes
Lateral Esquerdo: Túlio
Volante: Souza, Wendel, Anselmo e David
Meia: Willian, Deyvid, Felipe, Danilo e Bruno Matos
Atacante: Jorge Preá, Luis, Nadson, Amoroso, Anderson, Julio César e Joãozinho.